
O filme brasileiro “Que horas ela volta?” ficou de fora da pré-lista de candidatos ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2016, informou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao final da noite dessa quinta-feira (17).
A lista apresentada conta apenas com um filme latino-americano, o colombiano “El abrazo de la serpiente”, de Ciro Guerra. Outros cinco foram produzidos na Europa e um no Oriente Médio. A Itália, que indicou o “Non Essere Cattivo”, do diretor Claudio Caligari (que morreu em maio deste ano) também ficou de fora da disputa.
Apesar de não concorrer à premiação de melhor filme, algo que não ocorre com um filme nacional desde “Central do Brasil” (1999), o “Que horas ela volta?” poderá ser elegível em outras categorias, como melhor atriz, direção, entre outras.
Dirigido por Anna Muylaert, o filme conta a história sobre um relacionamento familiar, destacando a vida de uma mulher nordestina que vai para São Paulo melhorar de vida. Quando a filha dela vai para a capital paulista para encontrar com a mãe, um conflito com os empregadores ocorre e a trama se desenvolve.
O longa já fez sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos e foi indicado à premiação do 21º Critcs’ Choice Awards – que é considerado o terceiro prêmio mais importante após o Oscar e o Globo de Ouro.
“Que horas ela volta?” já ganhou o prêmio popular da sessão paralela oficial Panorama, do Festival de Berlim, e foi o vencedor da escolha da Confederação Internacional das Artes Cinematográficas (CICAE Art Cinema), que reúne cineastas europeus, em fevereiro. A atriz Regina Casé foi premiada como Melhor Atriz no Festival de Sundance, em janeiro.