Pela quinta vez consecutiva, o Brasil está entre os países de maior carga tributária. Mas lamentavelmente ele continua sendo o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados à população. E isso em termos de saúde, educação, transporte, segurança, saneamento, pavimentação das estradas e outros.
É o que mostra o Estudo da relação da carga tributária versus retorno dos recursos à população em termos de qualidade de vida, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). O levantamento mensurou os 30 países de maior carga tributária em relação à riqueza gerada — ou Produto Interno Bruto (PIB) — e verifica se os valores arrecadados retornam para a sociedade, através de serviços que visam ao bem-estar da população.
Os Estados Unidos ocupam a primeira colocação no ranking, oferecendo melhor retorno aos cidadãos, seguido da Austrália, Coréia do Sul e Irlanda. O Brasil aparece na 30ª colocação, atrás de nações vizinhas, como Uruguai e Argentina, classificados na 13ª e 24ª posição, respectivamente, em termos de retorno aos contribuintes.
