
O programa Bolsa-Atleta foi aprovado ontem (26) pelos deputados estaduais do Rio Grande do Norte. O projeto de Lei foi de autoria da deputada Márcia Maia, e o objetivo é beneficiar com incentivos os atletas de alto rendimento, filiados à Federação Estadual, Confederação Nacional ou pelo Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro.
“Os atletas não tem nenhum tipo de apoio. Atletas, inclusive aqui do RN, que para participar de competições, eles têm que ou fazer uma campanha ou arcar com os próprios recursos, e quando tem. E hoje a gente vê que o esporte tem dois viés, o da saúde e o social. Através do esporte nós sabemos que há uma ação preventiva, tanto na saúde como em relação aos caminhos que o jovem pode tomar”, comenta a autora do projeto.
Márcia Maia ressaltou a importância social da medida aprovada e explicou que o projeto não é novidade no Brasil. “Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Espirito Santo, são alguns estados que já tem o bolsa atleta, além do nível federal. O governo federal também instituiu a bolsa. Mas nós precisávamos ter também o nosso”, explica.
Fonte: Nominuto