bob_dylan

O comitê que premiou Bob Dylan com o Prêmio Nobel de Literatura informou que está a critério do cantor e compositor americano participar ou não da cerimônia de premiação, que acontece em dezembro.

Dylan, conhecido por fugir da imprensa, ainda não fez nenhum comentário sobre o prêmio de US$ 900 mil, apesar das repetidas tentativas por parte da Academia Sueca de contatá-lo desde que o nomearam como vencedor, em 13 de outubro. No sábado (22), a imprensa sueca informou que o membro da academia Per Wastberg havia dito que caso Dylan permanecesse em silêncio seria “rude e arrogante”.

A Academia deu a Dylan, de 75 anos, o prêmio por “ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição de música norte-americana”. Foi uma escolha controversa.

Bob Dylan revolucionou a música popular americana com clássicos como “Blowin’ in the wind”, “The times they are a-changin”, “Subterranean homesick blues” e “Like a rolling stone”.

Ainda assim, alguns questionaram se seu trabalho se qualifica como literatura. Outros reclamaram que a Academia Sueca perdeu a oportunidade de trazer a atenção a artistas menos conhecidos.

A cerimônia de premiação do Nobel ocorre todo os anos no dia 10 de dezembro. Se Dylan mantiver seu silêncio, não será o primeiro a “ignorar” a decisão da Academia.

Um precedente de rejeição ao Nobel de Literatura é o do francês Jean-Paul Sartre, que, contrário a todo tipo de distinções, não o aceitou em 1964, embora seu nome figure na lista de vencedores.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *