
O Banco do Nordeste (BNB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) garantiram o financiamento da hub da TAM no Nordeste, independente da localização [Natal, Fortaleza ou Recife]. A informação é do senador pernambucano Douglas Cintra (PTB-PE), e está publicada hoje (2) no jornal O Povo, do Ceará.
O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, também falou que o banco comunicou estar pronto para apoiar o projeto do hub. “Em parceria com o BNDES ou solo”, afirmou em entrevista a O Povo. Segundo ele, não há valores definidos para o financiamento de um terminal exclusivo para a companhia.
Fortaleza, Natal e Recife disputam o empreendimento, cujo projeto com definição do local será apresentado até dezembro. As obras começam no próximo ano e a operação está prevista para 2017.
O valor e as condições do financiamento dependerão do modelo de negócio a ser oferecido pela empresa aérea. Mas, durante a reunião com o senador pernambucano, em Brasília, na última quarta-feira (30), estimou-se um custo entre R$ 280 milhões – considerado conservador pela TAM – e R$ 500 milhões.
Com a central de distribuição de voos no Nordeste, a TAM quer atender a uma demanda de dois milhões de passageiros por ano.