Gustavo Fosse, diretor de tecnologia do BB, apresenta ferramenta do BB que permite transações bancárias pelo Facebook. (Foto: Helton Gomes / G1)
Gustavo Fosse, diretor de tecnologia do BB, apresenta ferramenta do BB que permite transações bancárias pelo Facebook. (Foto: Helton Gomes / G1)

O Banco do Brasil terá alguma forma de atendimento ao cliente via WhatsApp ainda no primeiro semestre de 2018, afirmou um executivo da instituição financeira nessa quinta-feira (22). O aplicativo é o serviço de bate-papo mais popular no Brasil e um dos serviços conectados mais usados em smartphones.

O executivo adiantou a novidade durante o evento em que o banco anunciou uma parceria com o Facebook, dono do WhatsApp. O BB permitirá que seus clientes façam transações bancárias pelo Messenger, outro serviço de bate-papo da rede social.

Ainda em fase de testes, o serviço será liberado em breve. Com ele, será possível consultar o extrato da conta corrente ou checar a fatura do cartão de crédito sem abrir o aplicativo ou o site do banco.

Bastará enviar algumas mensagens para o robô do Banco do Brasil dentro do Messenger. A interface por trás dessa aplicação é o Watson, da IBM. O sistema de inteligência cognitiva é responsável por entender o pedido escrito pelo cliente no app do Facebook, de modo que o banco entenda que tipo de informação deve mostrar.

O relacionamento do Watson começou em fevereiro do ano passado, quando a plataforma passou a ser a interface de atendimento via chat do site do BB. Em agosto, passou a falar com clientes pelo Messenger, mas até agora só tirava dúvidas sobre serviços.

“O que a gente está fazendo é que ela [a plataforma] possa ser utilizada no LinkedIn, no Google e em qualquer outra rede social, em qualquer ambiente em que você esteja possa interagir com o banco”, afirmou Mastroeni. Ele explicou que o serviço do Google que pode ser integrado ao BB é o Allo.

Quando perguntado se a modalidade do WhatsApp a ser usada pelo BB seria a “for Business”, lançada em janeiro deste ano, o executivo brincou e disse que usaria a “for tudo”. “O uso do WhatsApp é muito, muito aberto.”

O executivo indicou que a integração entre BB e WhatsApp não deve ser para fazer transações bancárias, como a anunciada para o Messenger.

Hoje, a gente tem uma solução de chat entre o cliente e gerente de conta, que é feito internamente dentro do app [do Banco do Brasil]. Só que toda hora que você precisa falar com seu gerente, tem de se logar. É um inconveniente cada vez que você escrever ter de colocar sua senha.”

Fonte: g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *