A bancada federal do Estado, participou ontem em Brasília, da audiência com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Na pauta a renegociação das dívidas dos produtores rurais do Nordeste, o atraso na entrega do milho no Estado e a redução do preço do produto.
De acordo com o coordenador da bancada, deputado Felipe Maia (DEM), instrumentos normativos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) permitem a venda de milho com deságio de 30% quando a safra do produto for antiga. A safra vendida no RN atualmente é de 2012/2013. Então a saca que hoje sai por R$ 37,20 pode ser vendida a R$ 26,04 com o cumprimento do desconto.
Durante a reunião ainda foi destacado que desde meados de junho uma baixa porcentagem do milho destinado ao Rio Grande do Norte chegou aos armazéns do estado, deixando diversos municípios sem estoque. A deputada Zenaide Maia enfatizou que a união da bancada é fundamental para exigir melhorias para o homem do campo e defender os interesses do Estado.
Compareceram também à audiência os senadores José Agripino (DEM), Garibaldi Alves (PMDB) e Fátima Bezerra (PT); os deputados federais Antônio Jácome (PMN), Zenaide Maia (PR), Walter Alves (PMDB), Rogério Marinho (PSDB), Rafael Motta (PROS) e Fábio Faria (PSD); o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Vieira; e o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins.
