O Instituto de Pesos e Medidas do RN (Ipem/RN) anunciou que irá fiscalizar, nesta sexta-feira (28), as balanças do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, que fica em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O objetivo é garantir que nenhum consumidor seja lesado quando da pesagem de seus pertences no momento do embarque.

O Ipem ressalta que a fiscalização é obrigatória e periódica. Após a verificação, os instrumentos recebem um selo e lacre de segurança do Inmetro. “As balanças devem ser verificadas ao menos uma vez ao ano, e o selo vai indicar a data de validade dessa verificação. Já o lacre garante que o equipamento não foi alterado, conta a coordenadora”, acrescenta o órgão.

Os passageiros também devem observar se o visor da balança está zerado antes de posicionar a bagagem e se há o selo de verificação do instrumento com validade de 2017 ou 2018, que atesta que a balança foi verificada.

Entre as irregularidades que podem ser encontradas, estão:

  • Balanças sem lacre e desreguladas
  • Instrumentos com visor danificado, que dificulta a leitura do peso ou sem obstrução do visor
  • Deslocamento da plataforma de pesagem, que pode resultar na pesagem incorreta;
  • Instrumentos sem o controle de verificação legal.

Em caso de suspeita de irregularidade, o consumidor pode denunciar ao Ipem/RN através do e-mail [email protected] ou ainda pelo 0800-281-4054. A ligação é gratuita.

*Com informações do G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *