
Enquanto os cidadãos natalenses se preparam para cair na folia e aproveitar o Carnaval Multicultural 2015, as equipes de profissionais da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) preparam-se para pôr nas ruas, durante os seis dias das comemorações carnavalescas na cidade (12 a 17), mais uma edição do projeto “Vem com Tudo na Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes”.
O programa idealizado pelo Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Semtas consiste na realização de várias buscas ativas destinadas a identificação, aconselhamento e encaminhamento de famílias ou indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. A ação pretende focar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes que estejam violados nos cinco bairros/polos onde é realizada a festa popular: Ponta Negra, Cidade Alta, Redinha, Ribeira e Rocas.
De acordo com diretora do DPSE, Edna Oliveira, as operações de abordagens serão realizadas por equipes compostas por educadores e assistentes sociais, durante o período do carnaval, a partir do início da noite com previsão de término a 1 hora da manhã.
“As equipes estão aptas a desenvolver um trabalho integrado de abordagem social, bem como realizar orientações e encaminhamentos das pessoas identificadas na ação, aos órgãos que compõem a Rede de Atendimento Socioassistencial, de acordo com as demandas detectadas”, ressaltou Edna. A diretora contou também que após a mobilização, as famílias identificadas serão inseridas nos serviços, programas e projetos executados e apoiados pelas políticas da Secretaria.
A ação da Semtas vai contar com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e outros órgãos ligados a proteção da criança e do adolescente.
“Vem com Tudo na Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes”
O projeto “Vem com Tudo na Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes” já iniciou os trabalhos das abordagens de busca ativa no último dia 30 de janeiro. A prévia aconteceu na Praça Augusto Severo, bairro da Ribeira, durante o concurso para Rei Momo e Rainha do Carnaval Multicultural 2015, promovido pela Prefeitura do Natal.
“Começamos um excelente trabalho de informação neste dia. Com certeza realizaremos uma ação eficiente e coerente durante os seis dias de shows na capital, e esperamos contar com a ajuda dos natalenses. A cidadania é prerrogativa nas políticas desenvolvidas pelas Semtas”, encerrou a diretora do DPSE, Edna Oliveira.