
Reformado, o Colégio Atheneu Norte-Riograndense comemora hoje (3) seu aniversário de 181 anos. Após quase 30 anos sem restauração, a obra foi entregue em dezembro de 2014, com redes elétrica e hidrossanitária recuperadas, reforma dos banheiros, novo centro de convivência, refeitório, sala do Grêmio, sala de ex-alunos, lanchonete e laboratórios de Química, Física e Biologia equipados. A escola agora conta com sala para o Núcleo de Tecnologia Educacional do Estado, um setor de suporte técnico e pedagógico para as escolas.
Quadra e ginásio também estão de cara nova. Mas os alunos podem iniciar as aulas com as salas ainda sem climatização. A Secretaria Estadual de Educação informou que os aparelhos de ar condicionado já chegaram, mas não soube precisar data para a instalação dos equipamentos.
A parcela do Governo do Estado correspondeu a R$ 2,2 milhões e a escola também ganhou novo teto, instalações de pontos de acessibilidade, incluindo rampas e elevador de plataforma, além de 60 câmeras de monitoramento e estúdio para a Rádio Conexão Atheneu, um dos projetos que pertencem ao programa Ensino Médio Inovador. A transmissão é feito pelos próprios alunos da instituição, explica a vice-diretora Adriana Aquino. “Eles têm uma hora a mais para participar de atividades extras”, também nas áreas de Literatura, Biologia e Química. “A escola estava deteriorada. Agora está moderna. Existiram alguns transtornos, mas valeu a pena”, disse a diretora Tânia Maria, que está no cargo há poucas semanas, mas na escola, há 26 anos.