A espaçonave Dragon, da SpaceX, chegou à Terra na madrugada desta quinta-feira (15). Ela deixou a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) com quatro membros de uma tripulação da Nasa na quarta, após 167 dias no espaço. O retorno da equipe foi antecipado após um problema de saúde afetar um dos astronautas.
A missão com os astronautas Zena Cardman e Mike Fincke, da agência espacial americana, Kimi Yui, da Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA), e o cosmonauta da Roscosmos, Oleg Platonov, pousou no mar da costa da Califórnia. (Veja vídeo abaixo)
A cápsula aterrissou de paraquedas perto de San Diego por volta das 0h45 no horário local (5h45 no horário de Brasília), concluindo uma descida de mais de 10 horas da Estação Espacial Internacional e uma reentrada na atmosfera terrestre, transmitida ao vivo pela NASA e SpaceX.
As equipes a bordo do navio de recuperação da Nasa, incluindo duas lanchas rápidas, garantiram a segurança da espaçonave Dragon da SpaceX para a operação de resgate. Assim que as equipes concluíram seu trabalho, o navio de recuperação içou a Dragon para o convés principal com os astronautas a bordo. Uma vez no convés principal, a tripulação deixou a espaçonave.
A Nasa anunciou que os quatro tripulantes serão transportados para um hospital local para avaliação adicional.
Após uma noite de internação hospitalar programada, a tripulação retornará ao Centro Espacial Johnson da Nasa em Houston, onde se reunirá com suas famílias e passará por procedimentos padrão de recondicionamento e avaliações pós-voo.
A Nasa informou na última semana a decisão de antecipar a volta da tripulação para preservar à saúde do astronauta que vive e trabalha no laboratório orbital. (Relembre abaixo)
A agência não divulgou o nome do astronauta nem a condição médica, alegando privacidade, mas afirmou que o quadro é estável.
Apesar da partida dos quatro integrantes – o chamado Crew-11 da SpaceX –, a Expedição 74 ainda vai permanecer com três tripulantes na estação orbital.
Retorno antecipado
A Nasa anunciou na quinta-feira (8) que iria antecipar o retorno de uma tripulação de quatro pessoas a bordo da ISS após um problema de saúde com um dos astronautas.
Na quarta-feira (7), a agência espacial cancelou abruptamente uma caminhada espacial que ocorreria na quinta, quando dois astronautas fariam uma saída da ISS.
A decisão de trazer a tripulação de volta antecipadamente foi anunciada pelo administrador da Nasa, Jared Isaacman, e outros funcionários da agência em uma entrevista coletiva.
Eles deram poucos detalhes, mas disseram que o problema de saúde não estava relacionado a operações espaciais e não se tratava de uma lesão.
Esta é a primeira evacuação antecipada na história da ISS, que abriga astronautas de forma contínua desde 2000.
De acordo com Isaacman, o retorno não é uma evacuação de emergência, mas sim uma decisão tomada devido a um “risco persistente”.
Os quatro astronautas estão em missão desde 1º de agosto. As expedições normalmente duram cerca de seis meses, portanto, o retorno à Terra estava previsto para as próximas semanas.
O administrador associado da Nasa, Amit Kshatriya, também afirmou que esta é a primeira vez que eles realizam uma “evacuação médica controlada da estação. Portanto, isso é incomum.”
Fonte: G1
