A ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO NORTE – AMRN, neste ato representado pelo seu presidente, Dr. Marcelo Matos Cascudo, vem a público manifestar sua irrestrita solidariedade à Dra. Nise Yamaguchi e REPUDIAR o comportamento desrespeitoso dos senadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (“CRI”) do COVID-19.

A Dra. Nise Yamaguchi convidada para esclarecer detalhadamente as ações e os

tratamentos contra a COVID-19, durante a sessão parlamentar da CPI do COVID-19 no dia 01 de junho de 2021, foi surpreendentemente constrangida e desrespeitada pelos senadores que compõe a referida CPI durante seu depoimento.

O lamentável fato surpreende esta Associação Médica, especialmente considerando

que a Comissão Parlamentar é representada e composta por vários senadores médicos, cientes de seus deveres éticos e, que durante a sessão, demonstraram imenso desrespeito à classe médica, representada naquela oportunidade pela qualificada cientista Dra. Nise Yamaguchi, com legado de 40 (quarenta) anos dedicados ao estudo científico da saúde e em defesa da vida, atuaçõo essa reconhecida mundialmente.

Acreditamos que deve haver um esforço recíproco de toda a sociedade a fim de enfrentarmos todas as tribulações decorrentes da pandemia e, nesse contexto, os médicos, personagens essenciais ao enfretamento da doença, merecem o mínimo de respeito, consideração e solidariedade por toda dedicação prestada à saúde, ciência e tratamento de seus pacientes.

Renovamos nosso sentimento que a afronta dos senadores federais evidenciada em sessão parlamentar não alcança somente à classe médica, mas à toda população brasileira, devendo esse comportamento ser veemente repudiado.

Natal/RN, 02 de junho de 2021 

 

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO NORTE -AMRN

MARCELO MATOS CASCUDO

PRESIDENTE

Uma resposta

  1. É lamentável e chega a ser estúpido o tratamento recebido por Dra. Nise Yamaguchi no Senado Federal. Mais lamentável que tenhamos uma Alta Câmara aparentemente desprovida de conhecimento de Protocolos Médico, já que no Senado estão presentes Médicos Senadores. Inimaginável seria o comportamento de Senadores de outros Parlamentos onde os seus membros tivessem o mínimo de Educação para integrarem esse tipo de Comissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *