/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/a/s/mqYATUQFuJPWKkcbfkJw/frame-00-00-07.634.jpg)
Artistas fizeram na manhã dessa quinta-feira (4) uma manifestação em apoio à Cinemateca de São Paulo. O ato, chamado SOS Cinemateca, foi organizado pela Associação Paulista de Cineastas (Apaci).
O protesto ocorreu devido à falta de apoio à cultura brasileira por parte do governo federal. Segundo a organização do ato, em manifesto postado nas redes sociais, “a Cinemateca Brasileira passa por sua maior crise desde a sua fundação a 7 de outubro de 1946”.
A organização do ato diz que a Cinemateca “não recebe recursos governamentais necessários para o seu funcionamento pleno” e que funcionários foram demitidos “e as atividades foram reduzidas drasticamente”. A organização alega falta de recursos financeiros para o básico, como o pagamento das contas de luz.
Em nota, o Ministério do Turismo informou que “trabalha na busca de uma solução para a manutenção da Cinemateca Brasileira e preservação da história do cinema brasileiro”, após o encerramento do contrato de gestão com a Fundação Roquette Pinto em 31 de dezembro de 2019.
Segundo o governo federal, a “Cinemateca Brasileira está em fase de reincorporação pela União, uma vez que não existe respaldo contratual para a Organização Social permanecer.”
MPF cobra explicações
Em ofício enviado à Secretaria Especial de Cultura do governo federal, o Ministério Público Federal pediu informações e uma posição do governo sobre a falta de repasse de recursos financeiros à Cinemateca, que, segundo o MPF, “vem prejudicando o funcionando da unidade e causando danos ao acervo audiovisual” brasileiro.
O governo disse que irá responder no prazo.
Fonte: g1