AMIGO PARA SEMPRE: OTÁVIO LAMARTINE PAIVA –
Existem pessoas que nascem com a marca da empatia estampada em suas faces, além de serem revestidas de uma naturalidade e simplicidade invejáveis. Foi assim, com essa simpatia, com essa sintonia, com esse carisma do bem que conheci na década de 1950, Otávio Lamartine Paiva(1940-2008), na intimidade conhecido como Tavinho/Peninha.
Morava na rua Rodrigues Alves,no bairro do Tirol, com seus largos espaços e forte areal que facilitavam a atividade esportiva da meninada – as peladas de futebol de rua. A diversão maior e única na época. Bem em frente à sua residência criamos o nosso melhor campo de peladas, onde eram disputados os grandes embates e as acirradas pelejas. Foi nesse cenário de uma infância liberta e da prática do futebol pelada que Peninha logo se destacou.
Garoto de baixa estatura, franzino, de uma habilidade e destreza com sua perna esquerda que chamava à atenção de todos. Sempre um dos primeiros escolhidos nas divisões das equipes. O seu destaque no campo de areia chamou atenção daqueles que tinham a missão de “olheiro” e,por isso, logo foi visto e fisgado pelo observador e catador de craques mirins, Zé Negrinho,que o levou para a equipe infantil – o Abczinho, chegando até a equipe juvenil do ABC FC.
Por ser de família nobre e política, os Lamartine, não viam com bons olhos o envolvimento de um dos seus rebentos com a prática do futebol. Existia sim o preconceito com o esporte bretão na época. Assim sendo, não houve progresso na caminhada do habilidoso e promissor atleta que teve que abandonar o futebol.
Anos depois (1960), a cidade se viu encantada e deslumbrada com a prática do Futebol de Salão. Uma nova modalidade puramente amadora na época. Foram criadas belas e fortes equipes: ABC, América, Bola Preta, Aero Club,com disputas em campeonatos sensacionais, elevando e propagando a modalidade para o Brasil inteiro.
Otávio, foi sem dúvida uma de suas maiores estrelas, figurando tanto na equipe do ABC( 1960-1963) e depois na vitoriosa equipe do América. Fez parte da famosa e bem armada seleção do Rio Grande do Norte-(1965) que disputou o certame nacional com destaque e elogios da impressa esportiva nacional.
A família tinha seu refúgio interiorano,no município de Monte Alegre/RN, onde Otávio costumava formar,com a participação do querido amigo e bom jogador de futebol Janilson (Caveirinha), ex-prefeito de São José de Mipibu/RN, uma boa e forte equipe para disputar jogos amistosos com os times que disputavam o campeonato da Cidade. Tive o prazer e a alegria de ser sempre convocado para compor o bom e o vitorioso elenco interiorano. Nos domingos, a cidade se transformava. Era só alegria, era só festa.
Depois de pendurar os tênis do Futebol de Salão, uniu-se ao grupo de amigos “peladeiros”. Voltamos a nos encontrar nos sábados à tarde, praticando o futebol recreativo, estreitando ainda mais o nosso laço de amizade.
O tempo foi passando, a idade avançando e suas consequências danosas começaram a surgir e ocupar os seus espaços. Veio a doença e com ela o seu afastamento das atividades esportivas e também o seu distanciamento do grupo de amigos.
Finalmente, no dia 13 de dezembro do ano de 2008, Otávio faleceu. Partiu para o mundo dos bons e dos justos, deixando um vasto legado de paz, de amor ao próximo e de muita lealdade. Uma bela e unida família que representa com orgulho e dignidade a figura humana e querida de Otávio Lamartine Paiva, o nosso inesquecível Tavinho/Peninha.
Do seu amigo para sempre, Berilo.
Berilo de Castro – Escritor
