SOARES

A TERCEIRA BEM-AVENTURANÇA – 

“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” No mundo atual onde a força impera, parece um sonho longínquo essa afirmação de Jesus. Quando os humildes ou mansos possuirão a terra? Alguns crentes podem imaginar isto para depois do juízo final, “quando haverá uma nova terra e um novo céu”.

O homem comum está acostumado a ver os ricos e poderosos possuírem a terra; as nações ricas, os que usam da força, possuem as terras e suas riquezas – não os humildes. Porém, Jesus assegura que os humildes, os mansos, herdarão a terra.

O homem manso é aquele que já não usa da força ou da violência para alcançar seus objetivos. O homem humilde, manso, age com suavidade, com amor, com benevolência; manifesta para o exterior de si a beatitude que habita o seu interior. Esse homem sabe que não se pode possuir algo, verdadeiramente, mediante o emprego da força, posto que seria ilegítima e anti-natural tal posse – para não dizer, contra à vontade divina, contra a vontade do próprio Cristo que habita o seu interior.

O homem violento pensa possuir, pelo simples fato de está na posse de determinado bem. Mas, qualquer que seja o meio utilizado para esse fim, se ele se sentir “dono” de algo é porque ainda se encontra materializado e, por conseguinte, separado da verdadeira posse que a lei natural da vida o permite.

No homem comum, vige a ideia de que posse significa uso exclusivo, dispor ao seu bel-prazer de algo ou de alguém para satisfação de seus desejos egoístas, ainda que pense agir corretamente, haja vista não ser espiritualmente consciente do que faz.

No entanto, o homem consciente não se sente dono, mas, no máximo, usufrutuário da natureza. Nele “o espírito da força foi substituído pela força do espírito “. Nesta fase, já não há possuidor nem possuído – ou o possuir é ação consciente e bilateral, posto que permitido por ambos os lados.

Assim, devemos buscar, primeiro, compreender e viver os ensinamentos do Cristo-Jesus , a fim de nos tornarmos UM com Ele, e, desse modo, na qualidade de co-herdeiros, cuidarmos de toda a criação, conforme é a vontade do nosso Pai Celestial. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

João Batista Soares de Lima  – Ex secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *