A Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse) reúne produção de artesãos do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos. O evento é composto por 100 estandes.
Grupos de artesãos, formalizados como Empreendedores Individuais (EI) e apoiados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, participam da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), que integra a Festa de Sant’Ana de Caicó. A abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira, 25, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. Cerca de 100 estandes mostram o melhor da produção artesanal do Seridó e de outras regiões do estado.
Em sua 29ª edição, o evento é organizado pelo Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (Cracas), com o apoio do Sebrae e instituições parceiras, como Federação do Comércio, Bens e Serviços do estado (Fecomercio-RN), Sesc Seridó, Sindicato do Varejistas de Caicó, prefeitura de Caicó e Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Socia (Sethas).
Além de artesãos potiguares, cerca de 400 expositores de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia também expõem os produtos, com destaque para os Índios da tribo Pataxós. Nos estandes, tipologias como bordados, pedras ornamentais, pinturas e esculturas. Além dos bordados de Caicó e do ponto-cruz de Currais Novos, as atrações desta edição da Famuse são as peças expostas no estande do Sebrae.
“Apresentamos uma grande variedades de peças e objetos, confeccionados por artesãos de várias partes do nosso Estado, como fibra de sisal de Lajes Pintadas, paneiro do coco de Areia Branca), fibra da taboa de Ceará-Mirim, MDF e embalagens recicladas de Natal, arte sacra de Santa Cruz, biscuit de Mossoró e os famosos trabalhos manuais em tecido e crochê de Mossoró e Caicó”, afirma a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae-RN, Maricélia Morais, ressaltando que esses expositores são todos Empreendedores Individuais.
