jegues-artesanato

A arte colorida feita em cabaças do Rio Grande do Norte conquistou os Estados Unidos. O responsável pelo feito é o Severino Brasil, que se tornou um dos primeiros artesãos do estado a entrar no mercado internacional, exportando peças de animais caricaturados, criados a partir do fruto da cabaceira. As primeiras remessas ocorreram no fim de 2012 e já totalizam mais de 1600 peças típicas do Nordeste brasileiro que estão sendo comercializadas nas terras ianques, principalmente no estado da Califórnia.

Feitos com palha de coqueiro, capemba de coco, pó de madeira, tinta colorida e cola branca, os utensiílios decorativos se distinguem pelas cores vibrantes pintadas em corpos de cangaceiros, peixes, girafas, tartarugas, vacas, cães, elefantes, e o mais famoso de todos, o burro. Tudo com bom humor e irreverência. Em média, são produzidas cerca de 500 peças a cada mês.

Popularmente conhecido por Severino das Cabaças, o artesão se tornou famoso no distrito de Cabeceira, situado no município de Tibau do Sul (a 77 quilômetros de Natal). A resposta para o reconhecimento está no talento em produzir artigos típicos da região nordestina, em seu ateliê estruturado em 2001 após mudar da cidade de Iguarassu (PE) para o Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *