Orquestra Sinfônica da UFRN interpreta obra do compositor potiguar, que mescla romances da cultura popular a texto de Saramago

Uma obra musical que junta elementos dos romances da comunidade de Alcaçus com os textos do Evangelho de Marcos. É a “Paixão Segundo Alcaçus”, de Danilo Guanais que será apresentada pela primeira vez completa no Estado neste sábado, às 20h, na Escola de Música da UFRN. A peça trata de forma provocante a relação do homem com suas crenças, tendo como eixo a temática da fé. O coral convidado é o Coro de Câmara de Campina Grande e os cantores Alzeny Nelo, Malu Mestrinho, Vladmir Silva e Luiz Kleber Queiroz.

“Paixão Segundo Alcaçus” é uma composição para grupo pequeno de 16 instrumentistas, um órgão, cinco solistas vocais (entre eles um ator), e um coro de vozes femininas e masculinas.

Os instrumentos são divididos em quatro quartetos com cordas, madeiras, metais e percussão. O texto é uma combinação livre do Evangelho de Marcos em cinco poemas elaborados para a obra, chamados “Membra Jesu Nostri”, no formato usado pelos repentistas nordestinos. Também a obra tem alguns fragmentos de textos retirados do Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago.

Segundo Danilo Guanais, a obra rememora momento importante da vida de Cristo por meio dos textos do Evangelho de Marcos, combinados com os romances recolhidos pelo pesquisador Deífilo Gurgel na comunidade de Alcaçus, em Nízia Floresta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *