/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/F/x/KGoFBBQwWInCCnAN5mjg/whatsapp-image-2022-12-27-at-07.37.06.jpeg)
As cirurgias eletivas de ortopedia foram retomadas no Hospital Walfredo Gurgel nessa quinta-feira (7). A informação foi confirmada pela empresa Justiz, responsável pelo contrato com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte.
Os procedimentos haviam sido suspensos na última quarta-feira (6) por falta de pagamento do contrato desde o mês de maio. Os valores atrasados não foram divulgados.
Em nota, a empresa Justiz informou que, após negociação, o valor de maio “deverá ser quitado até a sexta (8) e o mês de junho, deverá ser pago até o final de setembro”.
Segundo a empresa, foram realizadas de janeiro a agosto, somente no Walfredo Gurgel, mais de 2.300 cirurgias, cerca de 300 procedimentos por mês, que acontecem de segunda a sábado, “atuação que tem colaborado para a diminuição de filas de cirurgias eletivas no Walfredo”.
Superlotação
Entre julho e agosto, o Hospital Walfredo Gurgel enfrentou superlotação de pacientes, com pessoas internadas em macas nos corredores da unidade de saúde. A unidade é referência para atendimentos de urgência e emergência ortopédica, politrauma e queimados na rede pública estadual.
O governo do estado anunciou a abertura de 35 novos leitos na região metropolitana de Natal, para enfrentar a demanda. 20 desses leitos foram abertos nesta semana no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.
Fonte: G1RN