
Foi lançado no Hemonorte o aplicativo para smartphones Hemoliga, que cria uma rede de doadores de sangue no Rio Grande do Norte. A solenidade contou com a presença da Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, e do Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca.
Thiago Luccas, um dos desenvolvedores do projeto, disse que o aplicativo foi criado pela necessidade dele e de seus sócios, como doadores, em criar um sistema que pudesse aproximar as pessoas dos hemocentros. “O nosso objetivo é integrar as pessoas com essas instituições. Queremos que todos abracem essa causa, desmistificando a questão da doação e aumentando as doações voluntárias”, falou.
O aplicativo Hemoliga permite que seja visualizado o estoque de sangue do hemocentro em tempo real, informa para os doadores sobre sua próxima doação, além de conter abas com requisitos para a doação e o mapa de localização do hemocentro.
“É uma grande satisfação estarmos presenciando esta evolução hoje. No começo nós fazíamos a captação dos doadores com panfletos, era tudo muito difícil. E hoje nós temos essa ferramenta, desenvolvida sem custo algum para o governo, com ajuda de parceiros”, comemorou Linete Rocha, diretora geral do Hemonorte.