O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), foi agraciado com a comenda “Parceiro Amigo” da Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), na tarde de ontem, no Parque Aristófanes Fernandes durante a 54ª edição da Festa do Boi, em Parnamirim (RN). Os deputados José Adécio (DEM) e Márcia Maia (PSDB), também receberam a comenda em agradecimento as emendas parlamentares destinadas à realização da atual edição da Festa do Boi. A homenagem, segundo Alexandre Confessor, presidente da entidade significa o reconhecimento dos criadores aos relevantes serviços prestados pelos deputados ao setor.
Ao agradecer a homenagem, Ezequiel Ferreira enalteceu a mentalidade do pecuarista potiguar em resistir a uma seca de mais de cinco anos e manter-se focado em busca do desenvolvimento. Ezequiel Ferreira disse que tem sido uma voz a favor do homem do campo. E demonstrou isto na prática ao buscar sensibilizar o governador Robinson Faria, durante a solenidade para que ele olhasse para o pequeno produtor de leite. Ao criticar as recentes iniciativas que tentam impedir a vaquejada, Ezequiel foi taxativo. “O que maltrata a pecuária não é a vaquejada. O que maltrata é a seca”. O presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores, (ANORC-RN), Marcelo Passos, em seu discurso, falou sobre o desempenho do deputado Ezequiel Ferreira em defesa do sertanejo e na ajuda sempre cooperada às causas da ANCOC e da ANORC. E ao se voltar para o governador do RN, Robinson Faria, e para seus auxiliares explicou por que a Festa do Boi é um patrimônio do povo potiguar.
Ao fazer uso da palavra, o governador Robinson Faria falou que apesar da seca e da crise, o governo se faz presente na Festa do Boi com a Agência de Fomento do RN (AGN), ofertando R$ 2 milhões em crédito, reajustando o preço do leite em 20% para os que comercializam para o Programa do Leite e é um governo que ouve e dialoga com os produtores rurais. E disse ao presidente da Assembleia Legislativa, que estava prestes a encaminhar um Projeto de Lei que irá beneficiar os produtores rurais com adequações nas regras sanitárias, corrigindo distorções impostas pela lei federal em dissonância com a realidade local.
