nasa-vegetais2

Lá em cima, os astronautas vivem de comida enlatada e especialmente preparada para a vida na gravidade zero. Por meses eles se alimentam dessa forma e ficam morrendo de saudades da comida da mamãe ou de simplesmente poder ir até o mercado e comprar uma boa salada fresca. Mas no que depender da Nasa, o conceito de “produção local” parece ter ultrapassado a estratosfera. Na ISS, a Estação Espacial Internacional, os astronautas conseguiram plantar e colher uma espécie de alface, que logo foi transformada em uma deliciosa salada.

O astronauta japonês Kimiya Yui e os astronautas da Nasa Kjell Lindgren e Scott Kelly ficarão um ano a bordo da ISS e fazer um “freela” de agricultor foi uma das coisas mais divertidas que fizeram até então, segundo eles. Os alfaces demoraram 33 dias para serem colhidos e parte dos vegetais será enviada de volta à Terra para estudos.

Além de proporcionar uma refeição mais saborosa e saudável à tripulação, o plantio de vegetais no espaço colabora com a saúde mental dos astronautas, principalmente quando se tem em mente viagens longas, como as de exploração a Marte. “Quanto mais longe os humanos estiverem da Terra, maior é a necessidade de se plantar vegetais para fins de alimentação, reciclagem da atmosfera e benefícios psicológicos. Eu acho que sistemas de plantas se tornarão componentes importantes em qualquer cenário de exploração de longa duração“, afirmou Gioia Massa, um dos cientistas à frente do projeto.

A primeira vez que astronautas fizeram a experiência do plantio foi em 2002, mas os testes não foram oficialmente acompanhados. Desde 2014, contudo, a ISS tem sua horta, mas esta é a primeira vez que os alfaces colhidos são transformados em saladas – das outras vezes, todos os vegetais foram enviados à Terra para testes de segurança.

nasa-vegetais3

nasa-vegetais6

nasa-vegetais8

Fonte: Hypeness.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *