A partir deste mês os alagoanos têm um encontro marcado com quem está escrevendo a história da literatura no estado na contemporaneidade. Criar essa ponte entre os escritores e o público é o objetivo do projeto Dois Dedos de Prosa & Poesia, inciativa da Academia Alagoana de Letras e da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
Trata-se de um encontro literário mensal, realizado sempre na terceira quarta-feira de cada mês, na Casa Jorge de Lima, reunindo dois escritores alagoanos por edição. O evento é aberto ao público e o primeiro já ocorre no próximo dia 18 de março, às 10h, com os escritores Milton Rosendo e Felipe Benício.
Dagoberto Omena, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, justifica o projeto dizendo que a arte literária de Alagoas é diversificada e com potencial pouco explorado, o que, segundo ele, vem sendo comprovado com as produções inscritas em editais organizados pela instituição. “Anualmente, lançamos livros de excelente qualidade, selecionados a partir de editais públicos democráticos, isonômicos e transparentes, que dão oportunidade para que os escritores nascidos em Alagoas, ou radicados aqui, publiquem seus livros inéditos. E, a partir destes editais, sempre temos revelado grandes talentos como Natasha Tinet, autora de Veludo Violento, que foi a segunda colocada no Prêmio Literário da Biblioteca Nacional de 2019, na categoria Poesia”, cita o executivo.
De acordo com o presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, o projeto Dois Dedos de Prosa & Poesia é um incentivo ao hábito da leitura e um esforço para aproximar a sociedade alagoana da Casa Jorge de Lima. No ano passado, quando a Academia Alagoana de Letras 100 anos, diversos projetos surgiram com o mesmo esforço – tirar da organização a pecha de antiga ou de segregadora. Este ano, ainda em clima de celebração, a Academia resolveu embarcar no projeto para se aproximar, também, dos escritores que não integram o rol de imortais. “A parceria entre a Academia Alagoana de Letras e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos somente revigora a cultura de Alagoas. E todo esforço que se faz pela cultura é válido, pois sem cultura a vida segue sem destino”, afirma Alberto Rostand.
O projeto se estende até dezembro e, de acordo com o presidente da Academia Alagoana de Letras, a intenção é que exista uma continuidade ao longo dos anos. Rostand Lanverly diz que pretende expandir a iniciativa com edições voltadas à infância e que essa é apenas uma das ações da instituição que quer plantar uma semente de amor à literatura nos pequenos de Alagoas. “Em breve teremos mais detalhes sobre outros projetos, como a Academia de Letras Mirim”, informa. O primeiro encontro do Dois Dedos de Prosa & Poesia contará com um bate-papo entre dois escritores que fazem parte do catálogo da editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos: Milton Rosendo, autor do livro de poesia Caos e Totem (2016), e Felipe Benício, autor de Do Caos & (2018). Cada encontro do evento terá cobertura da TV Alagoana e transmissão, tanto nas redes sociais da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, como no canal do YouTube da TV.
O bate-papo terá duração de cerca de uma hora e será dividido em quatro blocos com, permitindo uma interação entre os autores e os participantes. No primeiro bloco, cada escritor terá cinco minutos para se apresentar e falar sobre o seu processo criativo. Na segunda etapa, os escritores farão perguntas um para o outro, para que cada um possa falar sobre suas propostas estético-literárias. A terceira etapa contará com a participação do público presente na Casa Jorge de Lima, que poderá direcionar perguntas aos escritores. O último bloco, será direcionado para que cada autor leia e comente poemas ou trechos selecionados de sua obra. O evento será encerrado com uma sessão de autógrafos e um coffee break para os participantes.
Como uma forma de incentivo para o público ler as obras antes dos encontros, proporcionando uma discussão mais aprofundada, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos venderá os livros dos autores envolvidos no evento com 50% de desconto. A Casa Jorge de Lima está localizada na Praça Visconde de Sinimbu, nº 91, Centro de Maceió.
Fonte: Gazeta de Alagoas
