
Na última quaarta-feira (8) mais de 30 presos podem ter fugido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. A fuga aconteceu durante a noite e, embora uma recontagem estivesse marcada para a manhã do dia seguinte, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que a revista não aconteceu porque faltou energia na unidade.
Durante o início da manhã de ontem (9), a informação era de que pelo menos dois presos teriam conseguido escapar, contudo, o número cresceu – isso porque, pouco depois o Batalhão de Choque da Polícia Militar conseguiu recapturar quatro foragidos. Informações extraoficiais afirmam que o total de detentos que se evadiram seria de 33.
O coordenador de Administração Penitenciária (Coape), Zemilton Pinheiro, informou que chegou a ser realizada uma contagem preliminar, mas não quis informar o número de fugitivos. “Foi feito uma contagem preliminar, mas hoje faremos uma contagem mais detalhada, então ainda é muita especulação”.
Segundo a Sejuc, a energia já foi reestabelecida em Alcaçuz e a recontagem dos presos deve acontecer até o fim do dia. Caso a fuga de mais de 30 presos seja confirmada, o número de fugitivos das unidades prisionais do Rio Grande do Norte pode passar de 240.