O Brasil fechou janeiro de 2015 com 19,6 milhões de acessos de TV por assinatura, 1,4 milhão a mais que em janeiro de 2014, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo o indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura”, no primeiro mês deste ano; 29,79% dos 65,9 milhões de domicílios brasileiros possuíam o serviço.

O indicador representa a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais. Como a média de pessoas por domicílio é de 3,09, cerca de 60,6 milhões de pessoas tinham o serviço à sua disposição em janeiro de 2015.

De acordo com dados da Anatel, São Paulo era o estado com a maior base de assinantes do serviço (7,481 milhões de acessos). Isso significa que 51,05% dos domicílios paulistas contavam com TV paga ao final do mês passado.

A mais elevada densidade, porém, foi registrada no Distrito Federal, onde os 514 mil acessos representavam presença do serviço em 55,44% dos lares brasilienses. Já o estado com menor densidade foi o Piauí, onde os 77 mil acessos significaram presença da TV por assinatura em 8,24% das residências.

Tecnologia

Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC e Fiber to the Home – FTTH), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

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