A NOSSA VERDADEIRA ESSÊNCIA –
“Quando a festa estava na metade, Jesus subiu ao templo e começou a ensinar.
Os judeus ficaram admirados e perguntaram: ‘Como foi que este homem adquiriu tanta instrução, sem ter estudado?’”
Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.
Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo. Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.”
O conhecimento intelectual advém da leitura de livros, do conjunto de informações que determinada pessoa pode acumular ao longo de sua experiência na terra, seus estudos, suas viagens, etc. A sabedoria vem de dentro de si mesmo. É algo revelado pelo espírito e acontece quando se busca a Fonte de todo saber, Deus.
O Cristo-Jesus é a expressão máxima do saber divino, pois sempre esteve em perfeita sintonia com o Criador, com Deus. Ele jamais se identificou com o corpo físico – quando aqui se manifestou fisicamente -, muito menos deixou que O enquadrassem nos padrões sociais da época, pois o mesmo era e é consciente do Ser que É, e conhecia bem a missão a que se propôs realizar entre nós.
“No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: ‘Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva’”.
Aqui Jesus revela o maior segredo: quem quiser ser sábio busque encontrar o Cristo que existe dentro de si mesmo, busque se descobrir, busque saber quem é. Quem assim proceder, com sede suficiente para ultrapassar todos os obstáculos, enganos, ilusões e apegos que a vida material proporciona, encontrará dentro de si o Cristo, a Vida eterna, o Deus-Pai de todos nós, que tantos procuram fora de si mesmos. Os sentidos físicos, limitados que são, podem enganar. Os apelos emocionais do mundo são uma grande barreira. As correntes da imperfeição lutarão contra nós. Mas tudo isso é nada diante da grandeza de Deus. Não devemos fixar a atenção nas dificuldades, para que elas não nos paralise. Mas devemos fixar nossa atenção na Luz, em Cristo, em nossa verdadeira essência, mediante a prática dos ensinamentos do nosso Mestre e Redentor, o Cristo-Jesus, amando, perdoando, servindo ao próximo, e em tudo sendo instrumentos da vontade de Deus. Amém!
Arca da Sagrada Aliança – Movimento Cristão
