A ÉTICA, O DISCERNIMENTO E A FRATERNIDADE –

No silêncio da alma que desperta, surge o anseio pelo reencontro com a essência. A mente, ao vislumbrar sua identidade verdadeira, aspira por uma vida harmoniosa, próspera e firmada sobre fundamentos eternos. Mas se o olhar estiver voltado apenas para o mundo exterior, e não para a centelha divina que habita em seu interior, todo esforço será disperso como poeira ao vento.

Há quem se revista de aparente ética, pratique ações fraternas e proclame juízos entre o bem e o mal, mas o faz buscando o aplauso humano e os tesouros da matéria. Tais atos, embora reluzentes aos olhos do mundo, não perfumam a alma nem alcançam as regiões celestiais.

Contudo, aquele que busca a Verdade se torna ético, pois reconhece em si o reflexo do Divino. Quem clama pela Sabedoria dos Céus, ilumina sua mente e caminha com discernimento firme. E quem vive o Amor incondicional de Deus, transforma-se em fraternidade viva, elo da Vontade Maior.

O nosso Redentor, o Cristo-Jesus, ao falar sobre a vaidade e a sede pelo poder, assim nos adverte, em linguagem de eternidade:

“E, quando orardes, não sereis como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens.
Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.”
_(…)
“Quando jejuardes, não vos mostreis com semblante abatido como os hipócritas, pois desfiguram o rosto para parecerem aos homens que jejuam.
Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.”

E também proclamou, em amor e justiça:

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e vos perseguem,
para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus,
porque Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons,
e derrama a chuva sobre justos e injustos.”

Sim, em verdade é revelado:
Ter uma postura ética é possuir uma mente que resplandece como estrela no firmamento, e uma alma que se banha na luz da consciência desperta.
Escolher a senda do bem, nela plantar sementes de vida e nela construir o templo da existência, é sinal de sabedoria superior.
E aquele que se entrega sem reservas para socorrer, acolher e elevar os irmãos em sofrimento, é instrumento vivo da vontade divina que tudo sustenta.

Por isso, não te afastes do Senhor.
Ama-O com todas as tuas forças, com todo o teu entendimento e com toda a tua alma.
Somente assim serás ético, discernidor e fraterno – farol aceso em meio às sombras, canal da paz em meio ao tumulto, ponte viva entre o Céu e a Terra.

Medita, e deixa que a tua alma responda.

 

 

 

Arca da Sagrada Aliança – Movimento Cristão 

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *