Analisando a grande quantidade de empreendimentos imobiliários que estão sendo lançados no Rio Grande do Norte desde o segundo semestre de 2009, juntamente com o aumento no preço das unidades habitacionais, fica notório o surgimento da chamada bolha imobiliária no estado.

O mercado potiguar se mantém em crescimento acelerado. Além disso, as construtoras e instituições financeiras que atuam no Rio Grande do Norte apostam no fortalecimento do setor imobiliário ao longo dos próximos anos. O mesmo tema é abordado no artigo de Thomaz Assumpção, diretor da Urban Systems, (empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais para dimensionamento de tendências em mercados e cidade) que toma como base a cidade de São Paulo. Neste, podemos fazer comparações fiéis com o mercado de Natal/RN.

“Pesquisas Econômicas e o site Zap Imóveis, mostram que o valor do metro quadrado em São Paulo subiu 79% nos últimos três anos. Parece inacreditável, mas na capital paulista, mesmo com lançamentos pipocando por todos os lados, o valor imóveis novos cresce vertiginosamente a cada ano. O preço do metro quadrado de área útil praticado em 2006 era de R$ 2.846, valor 32% menor que o projetado para 2011, R$ 5.103.”

“O número de lançamentos cresce e, com a disputa, terrenos bem localizados se valorizam de forma rápida. O preço final também sobe.”

“A alta nos preços é fruto do momento de prosperidade econômica nacional. O crescimento da renda, do emprego e do crédito descortinou o sonho da casa própria para uma nova parcela da população. De olho nesses novos consumidores, as grandes construtoras nacionais querem garantir terrenos para continuar lançando empreendimentos.”

Da redação de Nelson Freire para o blog Ponto de Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *