Nós já mostramos aqui alguns lugares fantásticos para quem gosta de animais. Agora, se você quer estar realmente próximo e ainda fazendo um bem para eles, temos 15 destinos perfeitos para isso! Desde uma ajuda na reabilitação de animais até mesmo passar um tempo com eles, só fazendo carinho e estripulias, as atividades que envolvem o turismo voluntário em prol dos bichos são muito procuradas por intercambistas e pessoas interessadas em ter um convívio muito mais amplo com o meio ambiente.
Mas se o seu intuito é apenas dar um passeio enquanto viaja, não tem problema. Você pode ir ao festival de Golden Retrievers que acontece anualmente na Escócia ou observar o nado das baleias na Austrália.
Anote aí algumas dicas do que você pode fazer para tornar suas férias atípicas e mais emocionantes:
1. Trabalhar com pandas em Lougantai, Zhouzhi, China
Entre duas a quatro semanas, você pode conviver com pandas gigantes na China. Atualmente, existem apenas cerca de mil deles em todo o mundo e com o programa de voluntariado no refúgio, há a oportunidade de trabalhar diretamente com os animais. Overdose de fofura define esse passeio.

2. Ir ao Golden Retriever Festival em Invernesshire, Escócia
Um festival anual, organizado pelo Golden Retriever Club of Scotland, acontece todo mês de julho no lar ancestral da raça: a Escócia. O dia especial reúne mais de 222 cães, exposição de Goldens, jantar, dança e brincadeiras para visitantes e os peludos. É o paraíso para os dog lovers.

3. Cuidar de elefantes no norte da Tailândia
Passar uma noite cercado de elefantes ou até mesmo se voluntariar para cuidar deles durante até quatro semanas pode parecer surreal para muitos, mas isso é possível no Parque Natural dos Elefantes. Além de cuidar de elefantes resgatados, o parque ainda restaura florestas, plantando uma média de 25 hectares de árvores por ano. Topa?

4. Passar um fim de semana no Woodstock Farm Animal Sanctuary, Estados Unidos
Quem diria que no meio de Nova York seria possível conviver com vacas, porcos, galinhas, ovelhas, cabras, coelhos e patos resgatados. Ao reservar uma estadia no Woodstock Farm Animal Sanctuary, em Woodstock, NY, é possível ajudar os mais de 300 animais, ser acordado pelo cantar de um galo verdadeiro e assistir ao pôr do sol sobre as montanhas de Catskill.

5. Conhecer os moradores do Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos
Antes de comprar um ingresso para este tipo de parque, sempre verifique como os animais são cuidados. O Parque Nacional de Yellowstone é o lar de bisontes, ovelhas, alces, coiotes, alces, veados, ursos e outros animais das montanhas, além de ter gêiseres – fontes naturais que jorram água quente – impressionantes.

6. Visitar os pinguins da Antártida
Entre novembro e março, quando a Associação Internacional de Operadores Turísticos Antártica fica em operação, é possível que você visite o Dawson-Lambton Glacier, que abriga pinguins Imperador. Como eles não têm medo dos seres humanos, fica fácil fazer uma selfie e trocar uma ideia.

7. Observar a vida selvagem na África do Sul
Com foco em reabilitação animal, o SanWild – Wildlife Sanctuary é uma opção para que você se aproxime da vida selvagem na savana africana. O reino animal pode ser acompanhado de perto inclusive em uma espécie de camping de luxo.

8. Ir a um Spa com seu cão em Santa Fé, Novo México
Não, você não precisa curtir as férias sem seu melhor amigo. Ao menos essa é a proposta do resort Ten Thousand Waves que acolhe cães e seus donos em um spa ao estilo tradicional japonês. Massagens, tratamentos para a pele, banheiras e sais aguardam você e seu pet.

9. Assistir à baleias em Sydney, Austrália
O saltos majestosos das baleias são um ponto forte no continente conhecido por seus cangurus. A observação de baleias é feita entre maio e dezembro, mas não se esqueça de consultar uma empresa responsável como a Whale Watching Sydney, que é independente, eco-friendly e cuida do bem estar destes seres marinhos ameaçados de extinção.

10. Se cobrir de coelhos em Ōkunoshima, Japão
Uma coisa é fato: a vida pode ser mais divertida com coelhos. E existe o local ideal para encontrá-los e se cercar deles! A ilha de Ōkunoshima está tão coberta de coelhos, que eles podem inclusive cobrir você. A caça é proibida no refúgio e a entrada de cães também. Você pode se hospedar em um hotel, curtir um campo de golfe e brincar com os coelhinhos mais amigáveis de todos.

11. Conhecer cavalos selvagens ao redor de Chincoteague Island
As ilhas Chincoteague e Assateague servem como principal habitat de cavalos selvagens. Além de aulas de equitação, passeios e leilão de pôneis – com rendimento direcionado para apoiar os demais – o destino ainda tem outras atividades ao ar livre como pesca, surf, passeios de barco e bike.

12. Remar com Ornitorrincos em Victoria, Austrália
Ele parece mais um Pokémon, mas é um bichinho aquático bem simpático. Que tal remar com ornitorrincos no deslumbrante lago Elizabeth? A Otway Eco Tours te leva a um passeio pra lá de exótico na companhia destes animais e ainda doa a verba para pesquisas de doenças na Tasmânia e participa ativamente na investigação sobre o comportamento, reprodução e impacto ambiental.

13. Salvar orangotangos em Sumatra
Se o seu negócio é realmente se comprometer a proteger os animais, vá agora mesmo para Sumatra e fique por seis meses inteiros. Os orangotangos do país estão em extinção por conta do desmatamento e vários voluntários de bom coração unem forças para desviar o destino de muitos deles através da reabilitação e reintrodução de duas espécies de orangotangos na natureza.

14. Tornar o dia de um animal mais feliz
Infelizmente, as viagens voluntárias custam um bom dinheiro e se quem está precisando de doação é você, saiba que ainda existe uma maneira de ficar por dentro do mundo animal sem esforços monetários. Através de projetos como o Humane Society e o Cãominhada, é possível se oferecer para dar um passeio com cachorros resgatados ou brincar com gatinhos que aguardam adoção. Isso é super importante para o animal se divertir e reaprender a se socializar, assim fica mais fácil encontrar um novo lar. Ajude! Quem sabe assim você não encontra um novo amigo para chamar de seu?

15. Assistir a bênção dos animais no Vaticano
Todos os anos o Vaticano oferece uma cerimônia de bênção aos animais. Em janeiro deste ano, o papa Francisco reuniu todos os tipos de animais possivelmente domésticos: cavalos, cães, galinhas e vacas. Se você quer abençoar o seu, verifique as datas; algumas bençãos foram feitas dia 4 de outubro, data marcada como Dia Mundial dos Animais, enquanto a deste ano foi em 17 de janeiro, coincidindo com a festa de Santo Antônio.

Fotos: cntraveler, yellowstonenationalparktour, wikimedia, catholicnews, aroundthisworld, travelip, lionexploitation, sidneywhalewatching
Fonte: Hypeness.com