A FÁBULA –
FÁBULA é uma narração com intuitos morais. O ensinamento moral das fábulas vai impresso, com destaque, no fim de cada uma delas. São muito antigas e foram empregadas nos livros sagrados, onde aparecem sob a forma de parábolas. As mais célebres foram escritas por Esopo, um escravo nascido em Amorium, pequena aldeia da Prygia, em 620 A.C, e que morreu em 560 A.C.
Esopo foi escravo de dois filósofos, Xanto e Idmo. Este último emancipou-o. No seu estilo literário, Esopo adotou um método mais claro e mais simples do que os demais filósofos: fez falar os animais, e as coisas inanimadas, para dar lições aos homens. Creso, rei de Lydia, chamou-o à sua corte e encheu-o de benefícios. Esopo chegou a viajar pelo Egito e Pérsia, e estava em Athenas quando Psistrato a avassalava. Ao ver o que os athenienses sofriam sob o domínio daquele tirano, compôs a fábula das rãs descontentes, que pediam um rei. De volta à corte de Creso, este mandou-o a Delphos, para fazer um sacrifício a Apollo. Aos seus habitantes desagradou a fábula que Esopo compôs, das achas flutuantes sobre a água, que de longe são alguma coisa, e de perto nada são. Revoltados, atiraram-no do alto de uma rocha. Toda a Grécia lastimou a morte de Esopo, e em Athenas erigiram-lhe uma estátua.
A fábula´tornou-se um gênero literário educativo, cuja finalidade é sempre transmitir uma lição de moral. É um conto de moralidade popular, uma lição de inteligência, justiça e sagacidade, trazida até nós através dos tempos.
O grego Esopo, inventor da fábula, fisicamente, era considerado extremamente feio. Entretanto, possuía uma mente profundamente engenhosa, como mostram as inúmeras fábulas que inventou e escreveu.
Esopo tornou-se uma figura polêmica e lendária da Grécia antiga. Passou para a história como o grande inventor da Fábula.
Uma biografia egípcia do século I diz que Esopo nasceu em alguma cidade na Anatolia, no século VI A.C. Foi vendido como escravo em Samos, a um filósofo que, posteriormente, concedeu-lhe alforria. Plutarco, na mesma época, afirmou que Esopo teria sido Conselheiro de Creso, rei da Lydia, e que costumava contar histórias sobre animais, das quais extraía uma lição de moral. Pela simplicidade e amenidade de suas narrativas, esses relatos tornaram-se populares na Grécia clássica. Demétrio de Falero, no século IV a.C., redigiu em prosa a primeira coletânea de fábulas atribuídas a Esopo. Mais tarde, no século I da era Cristã, um escravo liberto, chamado Phedro, escreveu em latim diversos livros de fábulas que imitavam as de Esopo, e se tornaram igualmente célebres,
As fábulas de Esopo, que chegaram até aos nossos dias, foram compiladas por um monge bizantino do século XIV, Maximus Planudes, que ainda escreveu uma biografia do autor grego. Entre os títulos mais famosos figuram “A Raposa e o Cacho de Uvas”, “O Cão Convidado”, “O Leão e o Rato Reconhecido” e “As Rãs (que pedem um rei)”.
As fábulas atribuídas a Esopo inspiraram numerosos autores, inclusive La Fontaine.
A primeira fábula inventada por Esopo foi “O Lobo e o Cordeiro” ( LUPUS ET AGNUS)”.
“Um lobo, mordido por cães, encontrava-se em estado lastimável, sem poder ir à procura de alimento. Na sua insaciável voracidade, não via a hora de beber água e se alimentar. Estava acima do rio, mas não podia se movimentar. Avistando um cordeiro, implorou-lhe que lhe desse de beber da água do rio que estava próximo. Pediu que viesse beber água ali onde ele estava. E falou:
“Pois se tu me deres de beber, encontrarei por mim mesmo o que comer.”
O cordeiro, que sabia do perigo que corria, de servir de alimento ao lobo, respondeu:
“Mas se eu te der de beber, eu ainda serei teu alimento”.
Moral: Essa fábula mostra como há ciladas insidiosas..”
A sabedoria contida nas fábulas é incontestável, o que justifica a sua propagação secular.
Violante Pimentel – Escritora
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