Vereadores de Natal aprovaram nesta quinta-feira (27), em regime de urgência, um projeto de lei que altera o nome da Guarda Municipal para Polícia Municipal.
Na mesma reunião plenária, os legisladores aprovaram outro projeto apresentado pela prefeitura para garantir reajuste de 5,48% nos salários dos guardas, para recomposição da perda inflacionária no último ano.
A mudança do nome da guarda para polícia foi proposta após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu, na prática, que guardas atuem de modo parecido com a Polícia Militar, com permissão para fazer policiamento ostensivo, realizar prisões em flagrante, entre outras ações.
“Esta mudança não é meramente simbólica, mas uma resposta estratégica às demandas contemporâneas por uma segurança pública mais eficaz e integrada”, afirmou o autor do projeto, vereador Eribaldo Medeiros (Rede), na justificativa do projeto.
O projeto foi rejeitado pelos vereadores de oposição, como Daniel Valença (PT) e Brisa Bracchi (PT), mas recebeu aval da maioria dos parlamentares.
Valença argumentou que a Constituição Federal define que a competência para legislar sobre a segurança pública é da União, define as funções da guarda, e que leis que já existem no país proíbem a guarda usar nomes, uniformes e nomenclaturas semelhantes às forças militares.
O projeto segue para análise e possível sanção do prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil).
Fonte: G1RN
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…
Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…
O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…
A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…
1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…
This website uses cookies.