Na manhã de hoje (23), o Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, lançou uma ação estratégica de participação social desenvolvida pelo Unicef, no estado. O lançamento ocorreu na Escola de Governo no Centro Administrativo em Natal. Considerando a situação de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti e o aumento dos casos de bebês com microcefalia, possivelmente relacionada à infecção pelo vírus zika, a coordenação do Selo Unicef no Semiárido decidiu propor uma nova ação estratégica para a atual edição do Selo que consta de um conjunto de atividades voltadas para o combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.
Dentro desse propósito, o Unicef exige que os municípios inseridos nessa nova ação estratégica criem comitês municipais intersetoriais de combate ao Aedes, através de decreto ou portaria, promovam mutirões para busca ativa e eliminação de criadouros do mosquito em residências, instituições públicas e espaços comunitários (com ênfase no estímulo a faxina semanal), promovam ainda atividades para esclarecer crianças, adolescentes e suas famílias sobre a importância e as ações de combate ao mosquito, envolvendo 100% das escolas da rede municipal e mobilizem e mantenham os meios de comunicação locais engajados para disseminar a importância e as ações de combate ao Aedes.
Os municípios terão até o dia 31 de julho para apresentar os documentos comprobatórios referentes a esta Ação na Plataforma do Selo Semirárido, sendo, no entanto, estimulados a continuar as atividades de combate ao Aedes Aegypti durante todo o ano de 2016 e nos anos seguintes.