Categories: Blog

Justiça do RN manda PM reinserir em concurso candidata eliminada por 0,4s em prova física

Academia da Polícia Militar PM RN Rio Grande do Norte Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi/ARQUIVO

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou que a Polícia Militar do estado reinsira no concurso público uma candidata que foi eliminada em um teste de corrida por ultrapassar em 0,4 décimos de segundos o tempo estabelecido.

A decisão foi dos juízes da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Rio Grande do Norte, que, por maioria de votos, aceitaram o recurso da candidata.

A decisão apontou possível erro na cronometragem e avaliou que a medição manual pode ter sido imprecisa (veja detalhes mais abaixo).

Na ação, a candidata, que não teve o nome revelado, requereu a declaração da nulidade do ato de eliminação da prova, por ter violado o princípio da vinculação ao edital do concurso.

Ela alegou que o exame foi realizado de forma irregular, em local inadequado, porque ocorreu diferente do local onde havia sido realizado o exercício por outros candidatos, que faziam parte do primeiro grupo, o que teria caracterizado quebra do princípio da isonomia e flexibilização indevida à previsão do edital.

A candidata também pediu pela consideração de aptidão do teste físico, pelo princípio da razoabilidade, alegando o tempo ultrapassado de 0,4 décimos de segundo.

A segunda opção requerida pela candidata seria a realização desse exame novamente, nas mesmas condições dos demais candidatos do primeiro grupo, ou seja, em uma pista de atletismo com aderência ideal, sendo possibilitado o prosseguimento nas demais etapas, uma vez que obteve êxito nos demais testes físicos realizados.

Decisão

O relator do processo, o juiz Fábio Filgueira, evidenciou a cronometragem feita a partir das filmagens apresentadas nos autos e avaliou uma possibilidade de erro de cronometragem.

“A mensuração realizada do tempo do exercício pela candidata chega a 12,8 décimos de segundo, ou seja, em vez dos 0,4 décimos de segundo, apontados pela Comissão, o excesso consiste em três décimos de segundo, o que demonstra, com clareza, a possibilidade de erro da cronometragem manual, em particular quanto à medição em décimo, centésimo ou milésimo de segundo, o que leva a considerar a probabilidade de a contagem oficial ter apresentado falha”, falou.

Segundo o relator, a deficiência do registro do tempo de execução realizado a partir de medição manual não é precisa, de modo que fica suscetível a erro, a justificar eventual falha de cronometragem em circunstâncias que envolvem excesso de tempo na casa dos décimos de segundo.

“Pelo exposto, conheço do recurso interposto, dou-lhe provimento e determino que a candidata seja reinserida no certame na etapa em que fora excluída, submetendo-se às etapas subsequentes”, concluiu.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

17 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

17 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

18 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

18 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

18 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

18 horas ago

This website uses cookies.