E SE RACIONALIZAR O INSTINTO? – Flávia Arruda

E SE RACIONALIZAR O INSTINTO? –

“Todos os homens têm o seu instinto; e o instinto do homem, fortalecido pela razão, leva-o à sociedade, como à comida e à bebida.” (Voltaire)

 

Eu sei, não é fácil diante de situações difíceis, e até imprevisíveis, manter o controle emocional, afinal somos animais instintivos, animais com sentidos apurados, donos de impulsos quase incontroláveis. Carregamos esses impulsos/instintos há milhares de anos. Estão no nosso gene, indelevelmente entranhados nas nossas mais remotas origens.

Defender-se; lutar pela própria sobrevivência; latejar sentindo desejos sexuais; competir e demarcar território; ser agressivo sem se dar conta; tomar a frente do filho para livrá-lo da bala que sai do revólver do assaltante, com todo altruísmo, que nem sabíamos que possuíamos; a busca por conhecermos e conhecer o outro; o desvendar das incógnitas, do: porque estamos aqui e para onde vamos? A insatisfação a cada resposta encontrada, nos levando a mais interrogações… E, o maior de todos os conflitos terrenos, a procura da compreensão entre a relação do divino e o profano.

Pensando no instinto de sobrevivência, Ele, que tantas vezes nos surpreende revelando a nossa outra face. A face negra e oculta, escondida dos padrões aceitáveis. Um lado oprimido e aprisionado por dogmas, leis e normas que regem uma sociedade, e que, num instante de insanidade, nos traz o desconhecimento integral de quem realmente somos. Ora, até os seres mais providos de discernimento, diante de um instante de desespero, onde reagir garantirá sua vida, e, se assim, o matar o livrará da morte… É nesse instante que cai por terra o pensar, transgredindo a razão.

Em condições normais talvez isso nunca se concretizasse – no máximo, num momento de fúria, uma ameaça mental/verbal, essa capacidade de matar para se defender. Sim, todos nós, postos em situações extremas, temos a capacidade de matar para nos defendermos e proteger quem amamos. Por puro instinto de sobrevivência.

São emoções e reações inerentes aos homens. Instintos que fazem parte de nós, perfeitamente controláveis quando trabalhados através do pensamento, compreensão e razão.

Certo que, em muitos tribunais, esse instinto (natural do homem) pode servir como prática na defesa de réus mal intencionados, com o intuito de mascarar a maldade impregnada em muitos seres – nem sei se deveriam ser chamados de humanos. Usando-a, a irracionalidade temporária, a seu serviço, servindo para mapear e fundamentar e justificar, fraudulentamente, o caminho que o levou a tal ação.

Nesse caso, faz-se necessário, sim, fazer imperar as leis que regem a sociedade em cumprimento do bem comum. Evitando causas nocivas e repetitivas que possam desgarrar o bem conviver/viver das relações sociais e coletivas.

O que não podemos deixar de compreender é que, os instintos são a nossa face oculta, a parte irracional que está presente em cada um de nós. É a parte impossível de ser domesticada, pois sofre da ausência de aprendizado.

Assim como na lenda do lobo bom e do lobo ruim, precisamos alimentar a face da razão, a nossa parte racional. Alimentar o nosso melhor lado, educando e elevando. Controlar os instintos requer um profundo mergulho no cerne, na intenção e interação do reconhecer sensações e vibrações causadas quando determinado instinto está preste a emergir, e nesse reflexo racional da percepção se si mesmo, tomarmos o controle da situação, domando e paralisando os instintos que, por ventura, venham a nos trazer prejuízos, tanto individuais como coletivo.

 

 

 

Flávia Arruda – Pedagoga e Escritora

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

11 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

11 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

11 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

11 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

12 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

12 horas ago

This website uses cookies.