Categories: Blog

Doenças respiratórias representam 44% dos casos de internação de crianças no RN

Leito infantil em hospital — Foto: Agnes Cavalcante/Sesacre/ARQUIVO

As doenças respiratórias representavam, nessa quarta-feira (28), 44% dos casos de internação de crianças e adolescentes em leitos pediátricos na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. Os dados foram repassados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) a pedido do g1.

De acordo com a Sesap, na média geral dos leitos – considerando os adultos e neonatal, além dos pediátricos – os doentes respiratórios representavam 14% do total das internações.

Apesar da proporção maior nos leitos pediátricos, a pasta informou que a situação é tida como controlada no momento.

No Rio Grande do Norte, nesta quarta (28), havia 84 crianças internadas em leitos pediátricos na rede pública de saúde do RN com doenças respiratórias, segundo a Sesap. Dessas, 21 estavam em UTIs e 63 em enfermarias.

No Brasil, as doenças respiratórias avançaram em alguns estados. Nesta quarta (28), Pernambuco decretou estado de emergência após o aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em crianças e pela superlotação dos leitos pediátricos na rede de saúde do estado.

No Rio Grande do Sul, o aumento de casos respiratórios graves também gerou um decreto de emergência neste mês, assim como em Minas Gerais. No Maranhão, por exemplo, o aumento de casos fez alguns municípios adotarem medidas para evitar o contágio.

O Regula RN, plataforma que monitora as regulações no Rio Grande do Norte, mostrava que não havia pressão sobre os leitos da rede pública de saúde nesta quarta: havia 45 leitos críticos disponíveis e 78 leitos clínicos.

O RN recentemente anunciou abertura de 30 novos leitos.

➡️ Contexto: A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal mais agressivos que comprometem a respiração e podem levar à internação por causarem febre, dores, dificuldade de respirar e tosses por um período mais prolongado. As causas podem ser vírus respiratórios, bactérias, fungos e outros agentes. Se não tratado ou em pacientes mais frágeis, como idosos, pode levar à morte.

Casos no RN

O boletim epidemiológico mais recente da Sesap com dados de doenças respiratórias apontava que o estado registrava 50 óbitos por SRAG neste ano, além de 19 por Covid. Alguns dados foram atualizados até o dia 10 de maio e outros até 14.

“Analisando a classificação e a evolução dos casos de SRAG no RN, é aparente que a distribuição das notificações de SRAG por faixa etária mostra um número maior em crianças de 0 até 9 anos, correspondendo a 48,3% das notificações”, cita o documento.

 

“Porém em relação aos óbitos, observa-se um número expressivo a partir dos 75 anos, correspondendo a 44,4% dos óbitos notificados”, completa.

Segundo o documento, as comorbidades mais prevalentes em pacientes com SRAG são as doenças cardiovasculares crônicas e asma, totalizando, cada uma, 25% dos casos, seguido de diabetes mellitus e doença neurológica crônica, com 14%, cada.

“Esses resultados ressaltam a necessidade de um cuidado especial e acompanhamento diferenciado para os pacientes que possuem essas condições crônicas, devido ao maior risco de complicações associadas a SRAG”, reforça o documento.

Quanto à Covid, o documento revela que até 10 de maio havia 9.563 notificações entre casos confirmados e suspeitos. Desse total, foram 2.087 (21,82%) de notificações de casos confirmados e 7.476 (78,17%) de casos suspeitos.

Em relação aos vírus que circulam, o documento aponta que:

  • Quanto ao rinovírus, a circulação se mantém sustentada e com tendência de aumento a partir da 10ª semana do ano;
  • Quanto ao vírus sincicial respiratório (VSR), é observada a entrada de circulação a partir da semana 10 e aumento a partir da semana 19;
  • Já a influenza tem um aumento considerável a partir da semana 13, “mantendo-se sustentada até o momento e, sendo, na atualidade, o vírus de maior circulação em nosso Estado, caracterizando o período da sazonalidade”.

 

 

 

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

19 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

19 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

19 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

19 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

20 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

20 horas ago

This website uses cookies.