DE OLHO NO ICMS E NO FPM DE 2026 –

Nos meses de junho e julho de cada ano, duas perspectivas importantes para os Municípios no ano imediatamente seguinte são divulgadas pelo Estado e pela União. No primeiro caso, tratam-se dos índices provisórios de distribuição dos 25 por cento de arrecadação do ICMS entre os municípios do Estado, após encerrado o prazo para reclamação e pedido de revisão porventura apresentado, serão divulgados os índices definitivos.

No segundo caso são divulgadas as estimativas populacionais apuradas pelo IBGE, com base nas quais o Tribunal de Contas da União fixa, entre os meses de novembro e dezembro, os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios. Havendo também para aqueles prazo de reclamação e pedido de revisão, somente após o que, entretanto os meses de novembro e dezembro, com base nos números definitivos, o Tribunal de Contas da União divulga os coeficientes de FPM.

As duas perspectivas, sem sombra de dúvidas, devem ser utilizadas na elaboração do Projeto de Lei do Orçamento Anual, prestes a ser encaminhado à Câmara Municipal, em razão do que tais informações não podem nem devem ser olvidado. Pelo contrário devem merecer o máximo de empenho por parte dos Municípios, inclusive dispondo de equipe
ou, pelo menos, de um servidor capacitado para cuidar de tais indicadores, como de outros que serve à administração econômica e financeira.

Impossível é não dispor a administração municipal de quem se dedique a este assunto, como lamentavelmente se observa em muitas, onde sequer é feito o acompanhamento da fixação destes números. Pois que de inegável importância eles o são à proposta orçamentária bem com à execução das transferências do ICMS e do FPM, sem prejuízo de outras.

 

 

 

Alcimar de Almeida Silva, Advogado, Economista, Consultor Fiscal e Tributário

Ponto de Vista

Recent Posts

Família de homem assassinado em presídio do RN diz que só descobriu morte dois meses depois

Um homem de 39 anos que cumpria pena no sistema penitenciário do Rio Grande do…

2 dias ago

Justiça Eleitoral realiza atendimentos no Feriadão do Dia Trabalhador no RN; confira locais e horários

A Justiça Eleitoral realiza atendimentos neste feriado do Dia do Trabalhador (1º) e também neste…

2 dias ago

Fim da escala 6×1: mais tempo para descanso e família é prioridade

Mais tempo com a família, para cumprir as obrigações em casa, passear e até mesmo…

2 dias ago

Acordo Mercosul- UE entra em vigor nesta sexta após 26 anos

Após 26 anos de negociações, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia entra em…

2 dias ago

Suspeito de participar de roubo de R$ 2,5 milhões em joias é preso em Mossoró

Um homem de 31 anos, suspeito de participar do roubo de joias avaliadas em cerca de…

2 dias ago

Professores de escolas municipais de Natal paralisam atividades em protesto por reposição salarial

Aulas em escolas da rede municipal de Natal foram suspensas nesta quinta-feira (30) por causa…

2 dias ago

This website uses cookies.