A TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO – Fábio Ferreira

A TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO –

Não é nenhuma novidade no “tecnomundo” frequentemente nos depararmos com sites de e-commerce que possibilitam a compra e venda dos mais variados produtos e serviços, onde se pode encontrar de tudo; essa diversificação de categorias, que abrange por exemplo, do gênero alimentício a imóveis, possibilita aos empreendedores iniciantes a lançarem com certa facilidade seus produtos no mercado, sem a obrigatoriedade de uma loja física; sendo assim, há uma redução da burocratização para o processo de compra e venda, as barreiras geográficas também deixam de existir, possibilitando assim um alcance maior ao cliente.

Dentro dessa perspectiva, a capacitação digital do pequeno empreendedor é de suma importância para o seu crescimento e a sua permanecia no mercado. São necessários treinamentos que façam a inclusão de pessoas que queiram empreender nos meios de divulgação e em transações, através das diversas tecnologias comerciais disponíveis atualmente.

Iniciativas de geração de renda, como o projeto Novo Rumo e outros que são realizados na casa dos ofícios da Casa Durval Paiva, tem como objetivo a produção de artefatos artesanais e de serviços na área de beleza, que possibilitam as mães que acompanham os nossos pacientes, aprenderem um novo oficio e, consequentemente, gerar recursos financeiros para o custeio das suas necessidades pessoais.

Para que essas mães não percam uma fatia considerável do mercado atual, o departamento de tecnologia da informação (TI) realiza inicialmente a inclusão digital desse público em duas etapas, parte dela presencialmente em nosso laboratório de informática e também virtualmente, através dos cursos disponibilizados na plataforma da Associação Telecentro de Informação e Negócio (ATN), parceira da instituição. Para melhorar o processo de vendas e logística, o departamento de TI em parceria com departamento de Artes, está disponibilizando cursos online sobre empreendedorismo, esses por serem virtuais, podem ser realizados em qualquer local e no tempo do aluno, facilitando assim, o acompanhamento dos módulos e a conclusão das aulas.

O objetivo específico desse treinamento é possibilitar que as mães que por ele passem, detenham o conhecimento necessário para realizar a divulgação, vendas e entrega dos seus produtos e serviços, utilizando também as ferramentas disponíveis na internet. O que acarreta uma maior quantidade de produtos vendidos, já que a divulgação nas mídias sociais é feita de forma mais dinâmica e, em muitos casos, sem custo; além do fato de terem outra modalidade de venda disponível além da tradicional.

Fábio FerreiraProfissional de TI da Casa Durval Paiva

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,2970 DÓLAR TURISMO: R$ 5,5030 EURO: R$ 6,1830 LIBRA: R$ 7,0830 PESO…

17 horas ago

Rodoanel é liberado após acidente com 5 carretas bloquear faixas na região de Embu das Artes

O Rodoanel foi liberado após um acidente envolvendo cinco carretas na manhã desta quinta-feira (4) provocar o bloqueio…

18 horas ago

CNU 2025: prova discursiva terá redação e questões; veja como funciona cada modelo

A prova discursiva da segunda edição do Concurso Nacional Unificado, aplicada neste domingo (7), é uma…

18 horas ago

PIB brasileiro fica estável e cresce 0,1% no 3º trimestre, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil variou 0,1% no terceiro trimestre de 2025, informou o…

18 horas ago

‘Choques e queima de equipamentos’: Maternidade é parcialmente esvaziada em Natal por causa de problemas elétricos

Pacientes da Maternidade Escola Januário Cicco, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte,…

18 horas ago

Lula abre reunião do Conselhão, que deve fazer balanço do grupo na COP 30 e discutir rumos da economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta quinta-feira (4), a 6ª plenária…

18 horas ago

This website uses cookies.