Categories: Blog

Vídeo ligado a ação policial que terminou com dois mortos em Natal vai passar por perícia, diz comando da PM

Primeira imagem é do vídeo gravado com ação polícia e a segunda mostra Adson, de 18 anos, que foi morto na operação — Foto: Cedidas

O Comando da Polícia Militar no Rio Grande do Norte informou que o vídeo que foi ligado à ação policial que deixou dois mortos no bairro de Mãe Luiza, em Natal, na última sexta-feira (18), vai passar por perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

No dia da ação, a PM informou que os dois homens eram suspeitos do crime de tráfico de drogas e morreram em um confronto. A família de um dos mortos, no entanto, contestou essa versão e alegou que ele já estava rendido e desarmado quando foi vítima dos disparos. Um protesto realizado no sábado no bairro cobrou uma investigação do caso.

Pela manhã, a PM informou, por nota, que afastou os seis policiais envolvidos na operação e instaurou um inquérito na corporação para apuração dos fatos – há um outro inquérito aberto, da investigação da Polícia Civil.

Os mortos na operação foram:

  • Adson Wyohânderson Rodrigues de Souza, de 18 anos, cuja família contesta a versão da polícia. Ele não tinha antecedentes criminais;
  • Janderson da Silva Nunes, de 27 anos, que tinha mandado em aberto por roubo e tráfico.

Vídeo passa por perícia

O vídeo em questão, que circulou nas redes sociais, mostrou um homem sentado na calçada, com as mãos levantadas. Em seguida, um policial apontou a arma contra ele. No vídeo, é possível ouvir um som semelhante ao de um tiro (veja mais acima).

“Como recebemos esse vídeo, o Instituto Técnico, que é o órgão especializado é que vai informar se esse vídeo é daquele momento, daquela situação, dessa ocorrência”, disse o comandante da PM no Rio Grande do Norte, Coronel Alarico Azevedo.

As armas utilizadas na operação também foram apreendidas pela polícia para a investigação.

“Toda essa parte será também desvendada, com as perícias realizadas pelo Instituto Técnico de Perícia (Itep), tanto no vídeo, quanto no armamento. Verificar qual foi e da onde surgiu o disparo, como foi a trajetória, se foi de perto, se foi de longe, se foi em um confronto distante. Então, essas informações são muito importantes e serão repassadas pelo Itep”, pontuou.

Não é possível identificar o policial envolvido na filmagem, segundo o comandante da PM, fato que também motivou o afastamento de todos os seis policiais que estavam envolvidos na operação, em duas viaturas.

“É um vídeo que tem uma parte que está numa sombra, no escuro e outra parte no claro. Existe uma uma imagem, como se fosse uma pessoa levantando os braços, sentada na parte escura, e o policial se afastando.Existe um vídeo que está sem som e outro vídeo com muito barulho”, disse o comandante da PM.

“O Itep vai, com os aparelhos, com os equipamentos necessários, retirar todo o ruído, deixar as informações, a perícia para verificar se houve disparo naquele momento…para verificar da onde partiu, se houve ou não houve naquele momento um disparo, se a possível morte daquele cidadão foi ali ou em outro local. E se aquele vídeo é daquele momento”, completou o comandante.

Versão da família: ‘Claramente uma execução’

Um dos familiares de Adson Wyohanderson Rodrigues de Souza, de 18 anos, que concedeu entrevista com a condição de não ser identificado, relatou que o jovem estava na praia e voltava para casa no momento da ocorrência policial.

“Ele tinha avisado para a mãe dele que estava na praia e vinha subindo quando foi abordado por essa equipe do primeiro batalhão. Dizem que estavam numa operação. Logo em seguida, os populares lá relataram que ele já estava rendido, como tem a filmagem. Não encontraram nada com o garoto, não tem passagem pela polícia. Então, eu acho que o dever da polícia é servir e proteger, não pegar e matar”, afirmou o familiar.

“Tem um vídeo aí que foi claramente uma execução. Eu espero justiça. Isso vem acontecendo frequentemente dentro das comunidades”, afirmou o familiar.

Polícia disse que houve confronto

Segundo a versão divulgada pela PM no dia da ação, houve um confronto quando policiais abordaram um grupo em uma escadaria do bairro.

A PM informou que dois suspeitos foram feridos e levados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade. Outros quatro suspeitos conseguiram fugir.

Ainda de acordo com a PM, com os suspeitos, os policiais apreenderam armas e munições, além de drogas, balanças e sacos plásticos que seriam usados para embalar os entorpecentes.

Segundo a PM, o local é um ponto conhecido de venda de drogas. A corporação informou que um dos mortos era foragido da Justiça e que costumava postar fotos em redes sociais segurando armas de fogo.

Segundo o comandante da PM, Coronel Alarico Azevedo, os policiais informaram que “foram recebidos a tiro”. “Atiraram contra a guarnição e houve o revide. Essas são as informações que eles passaram”, disse.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

24 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

1 dia ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

1 dia ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

1 dia ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

1 dia ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

1 dia ago

This website uses cookies.