Categories: Blog

Vacinação da Covid-19 é incluída em calendário nacional e Natal reforça imunização de crianças menores de 5 anos em janeiro

A vacina Covid-19 pediátrica foi incluída no calendário nacional de vacinação infantil desde o dia 1º de janeiro e, por isso, Natal anunciou a intensificação da imunização para crianças menores de cinco anos no município.

Na capital potiguar, das cerca de 23.949 mil crianças aptas a serem imunizadas, apenas 30% receberam alguma dose da vacina contra a doença (aproximadamente de 7.1847 mil crianças), segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

“A vacina Covid-19 pediátrica agora entra para o calendário de vacinação infantil, e vai fazer parte das vacinas de rotina obrigatórias que as crianças devem tomar, então é importante que os pais ou responsáveis procurem um dos nossos pontos e regularizem a imunização de seus filhos”, afirmou Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

A imunização é destinada para crianças com idade a partir de seis meses e menores de cinco anos que não tomaram nenhuma dose da vacina contra Covid-19, ou que não tenha completado o esquema vacinal com as três doses do imunizante, respeitando os intervalos de quatro semanas, entre a 1ª e a 2ª dose; e de oito semanas entre a 2ª e a 3ª dose.

As crianças que completarem o esquema com as três doses da vacina não vão precisar tomar outras doses do imunizante em 2024.

No caso de crianças com idade superior a 5 anos, devem receber uma dose de reforço em 2024 apenas as que integram os grupos prioritários como imunocomprometidos; as que apresentem comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua.

Onde se vacinar

Segundo a prefeitura, para se vacinar, os usuários do SUS do município podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, ou um dos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

As salas de imunização contam com todas as vacinas de campanha e de rotina do Calendário de Vacinação, com os imunizantes contra a Covid-19; Febre Amarela; Varicela (catapora); Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); DTP (difteria, tétano e coqueluche); dT(difteria e tétano); dTpa (para gestantes); influenza; VOP/VIP (Poliomielite); HPV (Vírus HPV); ACWY (meningites); Meningo C (meningite); Pneumocócica 10v (pneumonias); Rotavírus (infecção gastrointestinal), Pentavalente e Hepatites A e B.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

19 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

19 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

19 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

19 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

20 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

20 horas ago

This website uses cookies.