Uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Aviação Civil apontou o aumento no número de usuários de aeroportos satisfeitos no Brasil. Em uma escala que vai de 0 a 5, a média de satisfação foi de 4,15 no terceiro trimestre de 2015. É a maior já registrada desde as primeiras pequisas, iniciadas ainda em 2013.
A pesquisa mostrou que 84% dos 13 mil passageiros dos 15 terminais responsáveis por 80% da movimentação no país, deram notas de 4 a 5 para seus aeroportos. O usuários foram ouvidos nos meses de julho, agosto e setembro. Somente 3% avaliaram como ruim ou muito ruim. A pesquisa registrou um aumento de 3% nas notas 5 e 33 dos 48 indicadores medidos tiveram notas acima de 4. Apenas 3% dos entrevistados avaliou os aeroportos como ruins ou muito ruins.
O Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, liderou a satisfação geral dos passageiros entre os aeroportos com movimentação de até 5 milhões de passageiros, com nota de 4,36.
São avaliados mais de 40 quesitos que vão desde o tempo de espera em filas para embarque, até a infraestrutura ou serviços oferecidos nos aeroportos.
O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante apresentou evolução de 3,79 no terceiro trimestre de 2014 para 4,36 no terceiro trimestre de 2015, em relação a satisfação geral do passageiro.
A nota máxima (5,0) foi alcançada no quesito que diz respeito a facilidade de realizar conexões. Já a pior média (2,37) se deu no quesito quantidade e qualidade dos estabelecimentos comerciais.
Outros quesitos que foram bem avaliados foram a cordialidade dos funcionários do aeroporto com média 4,81; o tempo de fila para check-in com o auto atendimento, que ficou com média 4,82; a facilidade para encontrar o caminho do aeroporto com 4,75; e a disponibilidade de assentos na sala de embarque, com 4,63.
Já os quesitos com piores avaliações passam pelo valor dos produtos das lanchonetes e restaurantes com média 2,49; o custo do estacionamento com 2,61 e a qualidade da internet wi-fi oferecida com 2,91.
*Com informações da Secretaria de Aviação Civil.
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