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RN quer transformar participação na 2ª Guerra Mundial em atração turística

Projeto Natal & Parnamirim Field na 2ª Guerra Mundial foi lançado na quarta-feira (9). — Foto: João Gilberto

Conhecido em todo o mundo pelas suas praias e belezas naturais, o Rio Grande do Norte quer usar um aspecto histórico até então pouco explorado para expandir sua vocação turística: a participação de Natal e Parnamirim na 2ª Guerra Mundial.

Os fatos já são conhecidos e estão registrados em livros: Parnamirim abrigou a primeira base aérea dos Estados Unidos fora do território norte-americano e a presença de milhares de soldados americanos no cotidiano de Natal mudou a cultura e os costumes da cidade.

Apesar disso, o estado não conta com um roteiro de turismo histórico e cultural que explore esses aspectos. É isso o que uma ação desenvolvida pelo Sebrae do Rio Grande do Norte, junto com as prefeituras dos dois municípios e outros órgãos públicos e privados busca mudar. O projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra foi lançado nesta quarta-feira (9), no bairro histórico da Ribeira, na Zona Leste da capital potiguar.

De acordo com o gestor do projeto, Yves Guerra, foi feito um mapeamento com pontos de interesse histórico e cultural importantes da participação das duas cidades na segunda Grande Guerra. “A proposta é apresentar esses pontos de interesse cultural e histórico das duas cidades, que até então têm sido pouco explorados e passem a ser trabalhados por empresas de receptivo para atrair mais turistas e interessados no assunto”, explica.

Todo o levantamento será reunido em um portal em quatro idiomas – Inglês, Francês, Espanhol e Português – que além do mapeamento dos pontos históricos, traz também personagens e fatos curiosos relacionados ao tema, como o caso do açúcar nos tanques de combustível, o rasante no desfile de 7 de setembro e do espião preso na praia de Jacumã.

Além desse levantamento, feito por historiadores da Fundação Rampa e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o projeto criou governança ao chamar os principais interessados no tema para debater o assunto e desenvolveu os estudos de viabilidade técnica e econômica do Museu da Rampa e do aeroporto Augusto Severo, que será transformado em um Centro Cultural.

Além disso, vai utilizar a tecnologia de realidade aumentada para criar mais atrativos nos principais equipamentos turísticos ligados à participação na Segunda Guerra. Monumentos, como a Rampa, terão pontos de realidade aumentada em que o turista ao apontar a câmera do smartphone poderá fazer fotos em meio a jipe e soldados virtuais.

Ações

O Sebrae também inseriu o tema no edital de economia criativa, que apoiou financeiramente projetos culturais, como o espetáculo ‘Bye, Bye Natal’ e a coleção de três livros ‘A Participação do RN na Segunda Guerra Mundial‘, entre outras iniciativas.

O projeto Natal & Parnamirim Field já vinha sendo trabalhado há cerca de dois anos e, atualmente, faz parte das ações do programa Investe Turismo, que é promovido pelo Sebrae, Ministério do Turismo, Embratur e Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

“Mesmo sendo um episódio histórico bastante conhecido, essa participação na Segunda Guerra nunca foi de fato transformada em oferta turística. Por isso, estamos dando esse primeiro passo para a criação de um roteiro”, ressalta Yves Guerra. Além do portal, o projeto também prevê a publicação de uma websérie de dez vídeos, envolvendo a relação entre o Rio Grande do Norte e a II Guerra Mundial.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

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