Um grupo de idosos de Olho D’Água do Borges, no interior do Rio Grande do Norte, mantém viva a tradição junina com uma quadrilha formada exclusivamente por participantes da terceira idade.
O grupo se reúne duas vezes por semana para ensaiar e faz parte das atrações do São João da cidade.
A dona Maria da Conceição Dantas tem 70 anos e fala com brilho nos olhos quando conta que dança ao lado do marido. “Estou feliz da vida, a gente faz tudo bonito, ensaia direitinho para que fique tudo bom”, diz, sorrindo.
Ela faz parte do grupo há seis anos e mora na cidade há mais de quatro décadas. Na rotina do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), os encontros com forró e atividades acontecem quinzenalmente. Mas, quando o mês de junho se aproxima, tudo muda: os ensaios ganham ritmo acelerado e a ansiedade toma conta.
“Nós ensaiamos duas vezes por semana. No dia é uma alegria!”, comemora Maria. O grupo se apresenta no dia 12 de junho, dentro do Baile dos Namorados, evento tradicional no município.
A quadrilha dos idosos encerra a programação oficial do São João, sempre sob muitos aplausos.
Quem acompanha de perto o trabalho do grupo é Margarida Silva, voluntária e entusiasta da iniciativa. “É o grupo dos idosos. Eles têm forró a cada quinze dias, entre outras atividades. E quando chega no São João, que é tradicional aqui em Olho d’Água, eles formam a quadrilha deles”, explica.
Segundo ela, o momento é especial não só para os integrantes, mas para toda a cidade. “É bem interessante porque a quadrilha deles é tradicional, não é estilizada. Então é um momento ímpar do São João de Olho d’Água. Todo mundo espera”, relata.
Além da dança, os encontros são espaço de socialização, afeto e pertencimento. “Nossa equipe é joia. A gente faz o que pode”, comentou Maria da Conceição, sorrindo, ao lado das amigas que também participam da quadrilha.
A apresentação do grupo de idosos é sempre uma das últimas da programação, marcada para o encerramento dos festejos juninos no município. E, mesmo com o nervosismo antes de subir ao palco, a animação toma conta. “Agora só fico ansiosa. É bonito demais”, completa Dona Maria.
Fonte: G1RN
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…
Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…
O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…
A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…
1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…
This website uses cookies.