Categories: Blog

Previsto para a Copa de 2014 em Natal, túnel de macrodrenagem deve ser concluído em janeiro de 2026, diz prefeitura de Natal

Obra na avenida Jerônimo Câmara segue sem conclusão — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

Iniciada em 2013 como uma das principais obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 em Natal, a construção do túnel de macrodrenagem da Avenida Jerônimo Câmara, ainda não foi concluída 11 anos depois. A prefeitura de Natal anunciou um novo prazo: janeiro de 2026.

Com cerca de 5 quilômetros de extensão, a obra já consumiu mais de R$ 140 milhões em recursos públicos e vem se arrastando por problemas técnicos, contratuais e orçamentários.

Enquanto isso, quem trabalha ou mora nas imediações convive diariamente com transtornos, como poeira, alagamentos e engarrafamentos.

É o caso do comerciante Wellington Guimarães, que possui uma loja de carros na avenida desde 2019. Segundo ele, a obra atrapalha o movimento de clientes.

“Hoje o cliente escolhe onde vai ser melhor atendido. Infelizmente, a situação da rua não nos permite oferecer esse atendimento. Em dias de chuva, tem alagamento antes da loja. Nos dias secos, a poeira toma conta. E ainda tem o trânsito engarrafado”, lamenta.

O túnel faz parte de um sistema projetado para integrar a drenagem das águas das chuvas das zonas Sul e Oeste de Natal. De acordo com a prefeitura, mais de 30 pontos de alagamento na cidade poderiam ser eliminados com a conclusão da estrutura.

O contrato original foi alvo de diversos entraves ao longo da última década, entre eles questões de engenharia e problemas com empresas contratadas, o que aumentou os custos e provocou a paralisação dos trabalhos em vários momentos.

No ano passado, a Prefeitura de Natal chegou a anunciar um novo cronograma e prometeu entregar a obra em dezembro de 2024. No entanto, o prazo não foi cumprido.

Segundo a gestão municipal, foi necessária uma readequação do projeto, que incluiu a construção de um novo túnel por baixo do lençol freático – uma etapa não prevista inicialmente.

Essa nova fase exigiu um investimento adicional de cerca de R$ 10 milhões, recursos que foram viabilizados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

“Os recursos já estão garantidos, contratualmente ela também já está toda resolvida, então não teremos impedimentos para continuidade e conclusão dela”, disse a secretária de Infraestrutura do município, Shirley Cavalcanti.

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

23 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

23 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

23 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

23 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

23 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

23 horas ago

This website uses cookies.