Os potiguares devem gastar, em média, R$ 100 em presentes para o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio do estado (IPDC/Fecomércio RN).
A pesquisa foi realizada no período de 10 a 14 de julho, nas ruas da capital potiguar, e 16 a 18 de julho, em Mossoró. O objetivo era descobrir o que os consumidores procuram, quanto pretendem gastar e os fatores que podem garantir a compra.
Foram entrevistadas 652 pessoas das quatro zonas. Delas, 57,5% têm a intenção de presentear, o que representa um aumento em relação à pesquisa realizada no ano passado (55,3%). Neste caso, os natalenses irão desembolsar uma média de R$ 105,17 para comprar o presente para o Dia dos Pais, acréscimo de 3,1% em comparação a 2017 (R$ 101,96).
A maioria (79,3%) irá comprar apenas um presente. Entre os consumidores que não irão presentear na data, 52,8% afirmaram que não têm a quem presentear; 22,4% declararam que estão sem dinheiro; 5,5% não têm o costume de dar presentes na data; 5,1% disseram que o pai mora distante; e outros 5,1% estão desempregados.
Ainda de acordo com os dados da pesquisa, os produtos mais procurados pelos consumidores serão: Artigos de Vestuário (54,2%); Perfumaria e Cosméticos (16,9%); Calçados e Acessórios (13%); Eletrônicos e Celulares (5,6%); e Relógios e Joias (1,3%). Os que serão mais presenteados serão os pais, com 80,3% das respostas, seguido dos esposos (19,7%); sogros (4,6%); mães (3,3%); avôs (2,3%).
Para comprar o presente, o local mais procurado serão os shoppings centers, com 48,2% das intenções. As lojas do comércio de rua aparecem com 39% da preferência. A pesquisa demonstra que, presenteando ou não, 35,2% dos consumidores irão celebrar o Dia dos Pais deste ano. Outros 62,7% disseram que não pretendem fazer nenhuma comemoração especial durante a data. Dentre os consumidores que pretendem celebrar a data este ano, 22,2% informaram que irão comemorar na casa de familiares; outros 11,3% vão a restaurantes; e apenas 1,2% viajarão para algum lugar especial (1,2%).
Fonte: G1RN
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