PASSEANDO NOS 80 –

Os desenhos do passar dos anos impressos no corpo humano são implacáveis. Algo imutável, inevitável e incessante, que não pode ser impedido, acelerado, revertido ou alterado. O tempo avança de maneira constante, deixando traços indeléveis e difíceis de destruir, suprimir ou fazer desaparecer totalmente.

Para alguns de nós habitantes deste mundo de meu Deus, conviver com as marcas do tempo é motivo de embates incansáveis, visando deter ou minimizar os efeitos deletérios nos visuais de homens e, de forma mais contundente na vaidade feminina – bem que a natureza poderia ser mais complacente com as mulheres.

O homem, em razão de sua fortaleza, sempre privilegiou a força em detrimento do belo. Ao passo que a mulher, considerando a fragilidade e a leveza do ser, prioriza a beleza, a atração e a tentação, além do encanto da maternidade.

Oitentões de hoje se entristecem quando comparam os semblantes angelicais de Brigitte Bardot, Elizabeth Taylor, Claudia Cardinale e de outras tantas atrizes de papéis românticos dos filmes de Hollywood, com o que visualizaram no ocaso de suas carreiras profissionais.

É claro que a ação do tempo também deixa marcas na silhueta do marmanjo, porém essa realidade não o atinge com a mesma intensidade da reação da mulher ante os efeitos degradantes observados no seu perfil. Ao final, tudo se prende à maneira de como acatar o passar dos anos no corpo de cada indivíduo.

Feliz daquele que se conforma com os seus traços sovados vistos no espelho após o transcurso de décadas. É da índole feminina investir na tentativa de manter ou melhorar as ações do tempo em suas feições e corpos antes irretocáveis, porém somente conseguem parcelas irrelevantes do que desejam obter.

Tentar esconder a idade é uma desdita e somente trás dissabores e frustrações. Já saber envelhecer é uma dádiva. Isso não implica em se omitir de cuidar da aparência num processo salutar. O lastimável é se deixar escravizar pela busca incessante da fonte inalcançável da eterna juventude.

No patamar dos 80 anos não vejo necessidade de mudar os meus traços faciais nem meus gostos e preferências adquiridos ao longo da existência. Conheço bem os limites da idade e já não me atrevo a encetar voos que extrapolem a capacidade física que detenho.

Lamento haver parado com o tênis, esporte que pratiquei durante duas décadas e meia. Hoje, eu ando devagar porque já tive pressa; obedeço às placas de Pare, Olhe, Escute e as de Não Corra, Não Mate, Não Morra. Cultivo hábitos saudáveis e sinto saudades de meus pais e irmãos que se anteciparam na viagem para a morada eterna.

Embora sejam maravilhosas e intensas as boas lembranças que detenho eu não sou saudosista, razão de abdicar de um impossível retorno ao passado. Confesso que vivi com a intensidade que quis, cometi erros e acertos e sofri arrependimentos e frustrações, mas no fundo sou feliz por ainda estar aqui.

Nem pensem que isso é algo parecido com algum testamento antecipado, porque a vida começa todo dia com o nascer do sol trazendo alegria para todos nós, sem especificar idade ou sexo, apenas mostrando que ela é a batida de um coração e uma eterna ilusão.

Eis-me aqui, passeando nos 80, de mãos nos bolsos e solfejando para o tempo a música do poeta que exalta a vida, dizendo: “…é bonita, é bonita e é bonita!”

 

 

 

 

José Narcelio Marques Sousa – Engenheiro civil

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

22 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

22 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

22 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

23 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

23 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

23 horas ago

This website uses cookies.