OCIOSIDADE PREMIADA –

É a aposentadoria para quem cumpriu bem o seu dever social. É prêmio, recompensa merecida.

O ócio de quem se aposenta de suas funções não significa inatividade, inércia. Ao contrário, tem a oportunidade de, mais amplamente, beneficiar-se servindo à comunidade.

Os italianos criaram e difundiram a expressão: dolce far niente, a doçura de não fazer nada. É preciso lembrar que ficar parado, levar a vida sedentária e sem meta estabelecida mata. Nesse sentido, concordam os estudos científicos.

As sociedades antigas (gregas ou romanas) respeitavam o ócio, compreendido não como inércia, mas como liberdade de escolher a que se dedicar. A palavra ócio tem origem no grego arcaico scholé, que, no latim, tornou-se a palavra escola. Isso porque, para os antigos, só era possível dedicar-se a qualquer tipo de estudo os que tivessem tempo livre.

Desde o século XIX, quando o jornalista francês Paul Lafargue (1842 – 1911) publicou seu notório “O Direito à Preguiça”, a noção do ócio passou a ser revista. O ócio não é determinado pela preguiça, ainda que os dois sejam amados. Como lembra o poeta do Ceará -Mirim Juvenal Antunes: “Bendita sejas tu, preguiça amada, / Que não consentes que eu me ocupe em nada”.

A mais nobre das tarefas dos aposentados é a ação do voluntariado. Os voluntários preenchem as lacunas ou suplementam o trabalho das instituições, transmitindo às pessoas necessitadas o apoio, carinho, atenção, ouvindo as carências materiais e afetivas, para que busquem solucioná-las.

O premiado com a aposentadoria ganha o direito de adquirir novas habilidades, amansar os seus sentimentos e pensamentos, exercitar os seus hobbies, ouvir música, ler devagar, deitar e dormir comodamente o sono dos justos.

Trata-se do exercício do ócio criativo, pontificado pelo sociólogo e escritor italiano Domenico de Masi. O doutrinador expôs, na Universidade de Brasília, que o ócio não deve ter nada negativo quando estimula a criatividade pessoal. Ele defende o desaparecimento das ideologias vigentes e afirmou: “Vocês brasileiros podem ser um novo modelo para o mundo”.

Para os que têm vocação artística, é importante a atuação em qualquer dos mais variados campos, como: na música, na pintura, no design, na fotografia, na escultura, na gastronomia. Planejar a vida para que seja o mais próximo possível da desejada. A atuação trará o bem-estar pessoal, a vital aprovação.

Com a industrialização, os países introduziram a aposentadoria, assegurando o sustento de vida a trabalhadores idosos, tirando-os da mendicidade. No Brasil, o sistema de aposentadoria, realizado pelo INSS, busca o desejável, o benefício conferido por incapacidade, idade avançada, tempo de serviço e de contribuição. A lei também estabelece, paralelamente, a fixação de pensão por morte. Não nos situamos, entre os melhores, nem entre os piores regimes de aposentadoria do mundo conhecido.

Precisamos dar ao ócio a dignidade merecida.

 

 

 

 

Diogenes da Cunha Lima – Advogado, Poeta e Presidente da Academia de Letras do RN

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

20 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

20 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

20 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

20 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

20 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

20 horas ago

This website uses cookies.