O MAR SEM O ALMIRANTE – Berilo de Castro

O MAR SEM O ALMIRANTE –

Nas minhas saudosas escritas sobre o futebol potiguar, percebi que tenho cometido uma ingratidão em omitir o nome do time Naval: o Riachuelo Atlético Clube (RAC), meu berço, meu nascedouro para o futebol.

O RAC foi fundado em 1948 e teve a sua raiz encravada na Instituição militar, a Marinha de Guerra do Brasil.

A agremiação teve no seu comando, em suas boas fases (década de 1950 e início de 1960), a figura super simpática e de esmerada educação: o Almirante Silveira Lobo; carioca, botafoguense até a medula e que aqui vestiu com muita empolgação o manto colorido de azul e branco do RAC. Contava com a força e o empenho do seu auxiliar direto, o abnegado e incansável Tenente Castro, sempre acompanhado do seu inseparável guarda-chuva, seja no tempo chuvoso ou no sol brabo de torrar o “quengo”.

Mantinha, o Almirante, um elo permanente com o futebol carioca, de onde trazia bons jogadores, que se destacavam nas competições na Marinha, no Rio de Janeiro.

Assim, o time naval sempre se destacou no campeonato da cidade, chegando a fornecer excelentes jogadores para compor a Seleção de Futebol do Rio Grande de 1959, ano que o Estado tornou-se Campeão do Nordeste de Seleções, em competição nacional. Foram destaques na época: Pádua, grande centro médio, de qualidade técnica invejável; Ivo, excelente meio-campista, que depois defendeu a briosa equipe do Flamengo; Aladim, centroavante goleador, de boa presença na área, que chegou a jogar no time do Olaria, do Rio de Janeiro; Messias, bom ponta direita; Zé Maria, sargento naval, bom centroavante, que fez parte como titular da Seleção do Rio Grande do Norte de 1962. Equipe que teve no seu comando o técnico Pedrinho 40, o melhor treinador de futebol do Estado.
O RAC teve e revelou, em sua categoria juvenil, jogadores de alta qualidade técnica, como Marinho Chagas, que chegou à Seleção Brasileira e foi considerado o melhor lateral esquerdo, na Copa do Mundo de 1974; esse escriba, que chegou a defender a Seleção do Rio Grande do Norte de 1962, com apenas 19 anos e muitos outros bons atletas que defenderam com brilho o futebol potiguar.

Em 1967, formou uma excelente equipe, quando disputou com o América FC a final da competição Estadual, perdendo o título em uma acirrada disputa, quando não houve vencedor, ou seja: perdeu o título diante de um empate, quando estava em vantagem até bem próximo do encerramento da partida. Em 1987, enfrentou novamente o América, na disputa da liderança do terceiro turno do certame do Estado.

É bem verdade que o time viveu na dependência direta do Comando Naval. Quando tinha a sorte de contar com um militar que gostasse de futebol, as coisas fluíam maravilhosamente bem, como aconteceu durante o período de permanência do Almirante Lobo, em Natal. Quando não, a coisa descambava, e o RAC ia para o fundo do “mar”.

Há alguns anos, o RAC tem sido pouco lembrado e muito menos falado; depois de 28 anos no estaleiro, somente no ano passado (2021) subiu no dique para se renovar e disputar o Campeonato Estadual, na segunda divisão, onde até hoje permanece, sem esperança de um retorno breve para a elite do futebol potiguar.

Avante, com boas e largas braçadas RAC! O mar ainda pode voltar a ser de Almirante.

 

 

 

 

 

Berilo de Castro – Médico e Escritor,  berilodecastro@hotmail.com.br

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

24 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

24 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

1 dia ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

1 dia ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

1 dia ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

1 dia ago

This website uses cookies.