Categories: Blog

Número de brasileiros deportados dos EUA bate recorde e chega a 2,2 mil em 2025

O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos atingiu em 2025 o maior patamar já registrado desde 2020, início da série histórica. Só neste ano, 2.268 imigrantes do Brasil foram retirados do território norte-americano por decisão do governo Trump, segundo a Polícia Federal.

O recorde foi alcançado com o voo que trouxe 110 passageiros na noite de quarta-feira (1º) ao Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A soma de deportados para o Brasil de janeiro a 1° de outubro de 2025 já é 37% maior que o número do total registrado ao longo de todo o ano 2024.

Desde janeiro, foram 24 voos dos EUA para o Brasil de deportação. Um desses voos decolou ainda durante o governo de Joe Biden. Outros 23 partiram no governo de Donald Trump, que tomou posse em 20 de janeiro.

A expectativa é que outros 12 voos cheguem até dezembro, com frequência semanal. Até então, o maior número havia sido em 2021, quando 2.188 brasileiros foram deportados.

Chegada em Confins e voos fretados

A chegada em Confins está ligada a questões de logística. O aeroporto tem capacidade para receber voos desse porte e conta com conexões que facilitam o retorno dos deportados às suas regiões de origem, principalmente por estar próximo de cidades que registram um maior número de emigrantes – como Governador Valadares(MG), no Vale do Rio Doce.

As deportações em voos coletivos começaram em outubro de 2019, durante o primeiro mandato de Donald Trump. Na época, o governo brasileiro voltou a autorizar o pouso dessas aeronaves, o que não acontecia desde 2006.

Pelas regras americanas, estrangeiros podem ser expulsos por entrada irregular, desrespeito às leis migratórias, envolvimento em crimes ou situações consideradas ameaça à segurança pública. Normalmente, o processo começa com uma prisão e segue sob responsabilidade do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).

De acordo com o jornal “The New York Times”, o atual governo Trump ampliou os poderes dos agentes de imigração, permitindo também a deportação rápida de pessoas que haviam conseguido proteção nos programas de asilo da gestão anterior, do democrata Joe Biden.

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

11 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

11 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

11 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

11 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

11 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

12 horas ago

This website uses cookies.