Categories: Blog

Moradores da Vila de Ponta Negra revitalizam beco abandonado com arte

Moradores da Vila de Ponta Negra revitalizam beco abandonado com arte — Foto: Paulo Martin/Inter TV Cabugi

A Vila de Ponta Negra está ganhando mais cores. Grandes personalidades que fizeram história no bairro estão sendo homenageados através da arte do grafite.

Por iniciativa dos próprios moradores, o Beco Sátiro Dias foi revitalizado e agora também será conhecido como Beco das Cores.

“O beco dá acesso à praia de Ponta Negra e eu passo por aqui há mais de 25 anos. Ficava muito incomodada de ver esse trecho numa situação tão negativa, com lixo, buracos e sendo utilizado por pessoas que tem problemas com drogas. Nós estamos ao lado do Morro do Careca, a gente também pensou que essa ação pode transformar esse local em um ponto turístico”, disse Nathy Passos, coordenadora da ação.

O projeto está sendo feito pelo Coletivo das Cores e o início da ação foi realizada pelo Edital de Economia Criativa do Sebrae 2021. Agora, o projeto também conta com o apoio da Fundação Capitania das Artes e Prefeitura do Natal, que selecionou mais grafiteiros para participarem da intervenção. O movimento também tem o apoio de empreendedores da Vila.

“É uma intervenção livre, há expressões artísticas com grafite e cerâmica. É uma forma de homenagear grandes personalidades da cultura popular da Vila que ainda permanecem vivos aqui na comunidade” disse o grafiteiro Miguel Carcará.

“Todos os mestres da Vila estão sendo homenageados, são personalidades do Congo, Pastoril, Lapinha… a ideia é que as crianças do bairro conheçam melhor essa cultura e que provoquem nelas o desejo de dar continuidade a esse legado” complementa Nathy.

As rendeiras também estão entre os homenageados com uma figura que representa bem as mulheres da Vila. “Somos 94 rendeiras, além dos meninos, é um registro e valorização da mulher na cultura popular” disse Maria Maré, coordenadora das rendeiras da Vila de Ponta Negra.

O mestre Pedro Correia, de 66 anos, foi retratado no muro. Ele nasceu na Vila e desde os 13 anos de idade começou a estudar e dançar o Congo de Calçola “fico muito orgulhoso com essa homenagem que retrata a história de luta da Vila de Ponta Negra. As pessoas devem ver a Vila com um olhar diferente”.

Maria Helena, é mestra do Pastoril Estrela do Amanhã e também recebeu homenagem, a personagem estampada no muro veste o típico vestido vermelho usado pelas rainhas do Congo de Calçola. “Estou me sentindo realizada, devemos ser valorizadas ainda em vida e mostrar tudo de bom que a gente tem, o que somos e o que devemos ser”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

22 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

22 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

22 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

23 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

23 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

23 horas ago

This website uses cookies.