A Liga é uma instituição filantrópica que tem cirurgias de alta complexidade realizadas por profissionais pagos pela prefeitura de Natal. As cirurgias de urgência foram mantidas.
Um impasse sobre a contratação de uma nova empresa para gerir os processos deixou o serviço paralisado e 25 procedimentos foram desmarcados.
Por volta das 14h45, a Liga Contra o Câncer informou que as cirurgias eletivas de alta complexidade serão retomadas a partir desta terça-feira (9).
“Hoje estão suspensas 25 cirurgias oncológicas de alta complexidade que já estavam agendadas”, disse o coordenador médico da Liga, Arthur Villarim.
Segundo Arthur, a instituição realiza cerca de 550 cirurgias por mês e sua produção cirúrgica oncológica é uma das maiores do país.
“A Liga fornece toda a estrutura hospitalar, a equipe multidisciplinar e as linhas de cuidado, mas os cirurgiões têm vínculo contratual com a Prefeitura. Por falta desse contrato, eles tiveram que suspender as cirurgias”, afirmou.
Ele acrescentou que a instituição conta com cerca de 60 cirurgiões especializados em procedimentos de alta complexidade.
Após o anúncio de paralisação, a Liga informou que a retomada na quarta (9) será possível graças a acordo firmado em reunião realizada entre a instituição, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e os demais hospitais que integram a rede de alta complexidade, acatado pelos médicos cirurgiões.
“No encontro, foi definido um formato emergencial de pagamento dos serviços médicos direto às unidades hospitalares, pelo prazo inicial de 90 dias — período que servirá de transição até a formalização de um novo modelo contratual”, informou a instituição por meio de nota.
“Na reunião, a Secretaria de Saúde assumiu o compromisso de convocar os hospitais para participar da construção do novo arranjo jurídico e operacional. O Ministério Público Estadual também será convidado a participar. Com este entendimento, a Liga Contra o Câncer retoma as agendas cirúrgicas imediatamente, garantindo a normalização dos procedimentos a partir de amanhã”, informou a instituição.
Fonte: G1RN
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…
Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…
O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…
A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…
1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…
This website uses cookies.